test banner

#BOMDEVER: Construções sustentáveis - Exposição em cartaz na sede da WWF em Brasília

A mostra traz maquetes de casas, capetlas, museus e bibliotecas, feitas por estudantes de arquitetura de diversos países



Cultura do concreto
De acordo com o especialista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, o concreto ainda é o material mais utilizado no país. “No Brasil, existe a cultura do concreto. Em locais como a Europa, por exemplo, temos cidades inteiras de madeira. A região está 20 anos à frente da gente em relação ao uso do material”, disse. 

Além disso, ao utilizar madeira  certificada na arquitetura, o público contribui com a conservação das florestas brasileiras, a geração de renda das comunidades e o amadurecimento do mercado de construção sustentável. A madeira, inclusive, se bem explorada, pode vir a ser um grande fator para promover o emprego apropriado dos recursos naturais. “O WWF entrou no projeto para fortalecer o uso da madeira responsável, com qualidade e responsabilidade. A utilização desse tipo de madeira garante a permanência da floresta”, acrescentou.

O arquiteto e curador da exposição, Marcelo Aflalo, explica que o Brasil tem o maior estoque de madeira na construção civil do mundo, mas não usa direito. Segundo ele, em países em que o concreto não se firmou como material dominante, a linguagem adquiriu contornos mais diversificados e a madeira conquistou pranchetas e computadores em pé de igualdade com o metal, plástico e concreto. “No mundo todo, a indústria da construção civil é uma das mais poluentes. O impacto ambiental do concreto e aço é enorme. Durante a Rio 92, o painel climático da Organização das Nações Unidas (ONU) passou a recomendar a madeira para diminuir o impacto ambiental da construção civil, ou seja, quanto mais madeira você utilizar, melhor, desde que ela não seja fruto do desmatamento e, sim, de uma exploração racional. Quando você constrói casas ou mobiliários de madeira, o gás carbônico fica retido nela, por exemplo”, disse.

Segundo Marcelo, atualmente, a região Sudeste é a que mais produz obras de madeira de qualidade, principalmente, a cidade de São Paulo. Mas, como muitos brasilienses lembram, a primeira construção oficial de Brasília foi o Palácio do Catetinho, feito de madeira — obra que dura até hoje. “Brasília é o berço da arquitetura de concreto. Existe essa cultura na capital, há uma população que nunca viu madeira antes”, explicou. Ricardo Russo também complementa que o baixo uso na capital é realmente uma questão cultural. “Principalmente por conta da seca e dos cupins”, afirmou.

Mais perda na Amazônia
Na última quinta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que o desmatamento da Amazônia subiu 16% entre agosto do ano passado e julho deste ano, na comparação com o período de agosto de 2013 a julho de 2014. Este ano foram derrubados 5.831 km². No ano anterior, a perda da floresta tinha sido de 5.012 km². 

Serviço
» Arquitetura da Madeira no Século XXI
» Data: De 12 de novembro a 13 de dezembro
» Local: Espaço Angatu, sede do WWF-Brasil em Brasília - SHIS EQ QL 6/8 Conjunto E – Lago Sul
» Horário: Todos os dias da semana das 9h às 18h
» Entrada franca

Por: Caroline Pompeu – Especial para o Correio Braziliense – Foto: Minervino Junior CB/D.A.Press 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem