test banner

#CLDF: Reeleição na presidência

Reeleição e confusão
A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), está preparada para colocar em votação o mecanismo que lhe dará direito a mais dois anos de mandato à frente da Casa. Em conversas com colegas, Celina contabiliza 18 votos. Dois votos a mais que o necessário para aprovar a emenda à Lei Orgânica do DF que permite a reeleição de membros da Mesa Diretora numa mesma legislatura. Celina costurou nos bastidores uma maioria folgada de apoio a este projeto. A ideia, segundo relato de aliados da distrital, é levar a emenda a votação em primeiro turno na próxima terça-feira, no bolo da discussão dos projetos de parlamentares e do orçamento de 2016. De madrugada. Mas os descontentes prometem  barulho.

Sem o Executivo
Se Celina Leão conseguir aprovar a emenda da reeleição será um feito que seus antecessores tentaram e não conseguiram. Benício Tavares (PMDB), Alírio Neto (hoje no PEN) e Patrício (PT) fizeram um grande esforço para construir uma aliança capaz de lhes garantir a recondução. Mas fracassaram. Benício se envolveu num escândalo em pescaria em Manaus e se inviabilizou, Alírio aprovou em primeiro turno, mas não conseguiu apoio para a segunda rodada de votações e Patrício ficou por poucos votos. Nenhum deles tinha o apoio do Executivo. Agora Rodrigo Rollemberg (PSB) não deve se meter.

Os contrários
Contra a emenda da reeleição estão pelo menos três deputados: Agaciel Maia (PTC), Joe Valle (PDT) e Chico Vigilante (PT). Será, no entanto, preciso ampliar esse grupo para impedir os planos de Celina Leão (PDT).
Candidato?
Licenciado do mandato para exercer cargo no Executivo, Joe Valle retornou ontem à Câmara Legislativa para participar das votações na reta final. Entre os aliados de Celina, há uma aposta de que o distrital retornou para trabalhar contra a emenda da reeleição. O pedetista é considerado candidatíssimo à presidência da Casa, embora negue pretensões.

Pulso
Celina Leão vai sentir a temperatura e medir o pulso do plenário antes de decidir pela votação da emenda da reeleição. Se conseguir contabilizar os 16 votos, a matéria será apreciada. Isso pode acontecer na madrugada de terça para quarta-feira, nos minutos finais do último dia do semestre legislativo.
Voto de bancada
A direção regional do PT deve fechar posição contra a emenda da reeleição na Câmara Legislativa. O receio do comando petista é com o voto do deputado Ricardo Vale (PT), quase fechado ao projeto de Celina Leão. No PT, voto de bancada precisa ser respeitado, sob pena de punição.


Por: Ana Maria Campos – Coluna “Eixo Capital” – Fotos: Ed Alves/CB/D.A.Press – Toninho Tavares-Agência Brasília-Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem