test banner

Governo de Brasília: Plano de combate ao Aedes aegypti é debatido

Em encontro no Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg reforçou a importância da união entre órgãos, autarquias e administrações no enfrentamento ao mosquito vetor de doenças letais

Administradores regionais, diretores de empresas públicas e de autarquias e membros do governo federal reuniram-se na manhã desta quarta-feira (9) com o governador Rodrigo Rollemberg para discutir as medidas que serão tomadas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. O encontro ocorreu no Palácio do Buriti.
Haverá intensificação da limpeza das regiões administrativas para eliminar os focos de reprodução (água parada) e, a partir de segunda-feira (14), das visitas domiciliares em Sobradinho II.
Ao lado do vice-governador Renato Santana e do secretário de Saúde, Fábio Gondim, Rollemberg agradeceu o esforço de todos os envolvidos nas ações que ocorrem desde o início do ano e destacou que Brasília reduziu em 20% os casos confirmados em relação a 2014. "O desafio agora é muito maior", reforçou o chefe do Executivo local, em referência à chikungunya e ao zika. "Tenho a convicção absoluta de que, ao envolvermos toda a sociedade, por meio das administrações, conseguiremos combater o mosquito." Segundo o governador, a intensificação da limpeza começará pelas regiões com maior incidência do transmissor, como Sobradinho II, Planaltina e Gama.
Rollemberg alertou que o grande esforço será acabar com os focos de transmissão e destacou a importância do papel da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer na ação. "Precisamos que as crianças tornem-se pequenos agentes de combate e conscientização dentro das casas", afirmou.
O titular da pasta de Saúde ressaltou a importância da urgência nas ações. "Estamos trabalhando muito com conscientização e prevenção", afirmou. Gondim exibiu o Plano de Ação para o Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, conjunto de medidas ainda em fase de aprimoramento.
Foram apresentados também um panorama sobre a situação epidemiológica do DF de 2004 e 2015 e os embasamentos do plano de ação, composto por quatro pilares: vigilância, assistência, mobilização social e educação e prevenção.
Participaram do encontro os administradores regionais; o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho; o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, Hermes de Paula; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF, Maurício Luduvice; a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana, Kátia Campos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel Sérgio Bezerra; e o subsecretário de Vigilância à Saúde, Thiago Coelho.
Além de membros do Executivo local, a força-tarefa é integrada pelos comandos do Exército e da Marinha, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Fórum Religioso, todos representados na reunião.

Por: Gabriela Moll, da Agência Brasília - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem