Na tarde
de segunda-feira (29) o trade turístico de Brasília se reuniu na primeira
reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF (CONDETUR/DF),
realizada este ano. O encontro foi conduzido pelo presidente do conselho e
Secretário Adjunto de Turismo do DF, Jaime Recena, na sede da Fecomércio-DF, no
Setor Comercial Sul.
Recena
ressaltou a importância das atrações urbanas para movimentação turística de
Brasília. “Precisamos trabalhar juntos para promover os artistas da cidade, que
dão vida aos bares e restaurantes. A cidade precisa de música, entretenimento e
lazer. Essa é uma das maneiras de atrair turistas para a capital e fomentar a
economia, com a ocupação dos hotéis, por exemplo, que ficam com muitas vagas
ociosas durante finais de semana. É importante lembrar que Brasília é um dos
maiores celeiros de música do Brasil”, ponderou.
Na
ocasião, o vice-presidente da Fecomércio-DF e presidente do Sindeventos,
Francisco Maia, assumiu a presidência de honra do conselho. Francisco Maia
disse estar muito feliz em assumir o cargo. Segundo ele, o foco será o de
buscar formas para atrair mais eventos para Brasília. “Hoje o governo não tem
recursos para investir no turismo de Brasília, com isso o nosso principal
objetivo, durante o mandato, será o de buscar verba para poder investir e
aumentar o público turístico da cidade”, ressaltou.
O presidente
da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, reforçou o intuito da entidade de criar uma
câmara setorial do turismo. “A nossa intenção é criar uma estrutura que
facilite a interlocução entre os vários setores que compõem o trade turístico
da capital. Os donos dos bares, os engraxates, os taxistas e donos de
restaurantes poderão discutir propostas para alavancar o turismo de Brasília”.
Na
oportunidade, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e
Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Jael Antonio, apresentou ao conselho a
criação do termo de cooperação entre entidades do setor, assinado no dia 12 de
fevereiro, na sede da Fecomércio, que tem como objetivo promover o turismo de
Brasília, além de desenvolver a gestão de projetos que tenham como ideia a valorização
do Distrito Federal. “O princípio do acordo é o de chamar a atenção do turista.
Para isso, temos vários projetos a serem realizados, entre eles a criação de um
programa de turismo na TV Câmara, para difundir a inclusão e a divulgação do
turismo na capital, além da realização de almoços para debater ideias, com o
objetivo de maximizar o setor na cidade. Também vamos criar um site para o
turista”, ressaltou Jael.
Entre as entidades que assinaram o termo de cooperação, no dia 12,
estão o Sindicatos das Empresas de Promoção, Organização e Produção de Eventos
do DF (Sindeventos), o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de
Brasília (Sindhobar), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF
(Abrasel); a Associação Brasileira de Vendas e Marketing do DF (ADVB-DF); e o
Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur). Sindeventos e Sindhobar fazem
parte da base da Federação do Comércio.
O
coordenador do departamento de ordenamento do turismo do Ministério do Turismo,
Rodrigo Marques, apresentou uma palestra sobre um site de informações que o
ministério está desenvolvendo para investidores internacionais, com o foco de
agregar cada vez mais aplicações no País. “No portal o investidor encontrará
informações de onde investir e como investir em cada Estado. A intenção é que o
Brasil se torne um destino de investimentos, esse é um olhar que devemos
começar a desenvolver. Estamos seguindo exemplos de outros países como: África
do Sul, China e Colômbia e que até hoje o Brasil não tinha”, explicou Marques.
O O diretor do Departamento de Ordenamento Turístico
da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Rogério Cóser,
ressaltou que a previsão para o site estar no ar é o final do mês de março. Ele
aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos membros do trade para que
naveguem a façam suas observações para melhor funcionamento do portal.