test banner

Primeira reunião do Condetur em 2016: Membros do trade turístico de Brasília estão otimistas por mudanças no setor

Na tarde de segunda-feira (29) o trade turístico de Brasília se reuniu na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF (CONDETUR/DF), realizada este ano. O encontro foi conduzido pelo presidente do conselho e Secretário Adjunto de Turismo do DF, Jaime Recena, na sede da Fecomércio-DF, no Setor Comercial Sul. 
Recena ressaltou a importância das atrações urbanas para movimentação turística de Brasília. “Precisamos trabalhar juntos para promover os artistas da cidade, que dão vida aos bares e restaurantes. A cidade precisa de música, entretenimento e lazer. Essa é uma das maneiras de atrair turistas para a capital e fomentar a economia, com a ocupação dos hotéis, por exemplo, que ficam com muitas vagas ociosas durante finais de semana. É importante lembrar que Brasília é um dos maiores celeiros de música do Brasil”, ponderou.
Na ocasião, o vice-presidente da Fecomércio-DF e presidente do Sindeventos, Francisco Maia, assumiu a presidência de honra do conselho. Francisco Maia disse estar muito feliz em assumir o cargo. Segundo ele, o foco será o de buscar formas para atrair mais eventos para Brasília. “Hoje o governo não tem recursos para investir no turismo de Brasília, com isso o nosso principal objetivo, durante o mandato, será o de buscar verba para poder investir e aumentar o público turístico da cidade”, ressaltou.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, reforçou o intuito da entidade de criar uma câmara setorial do turismo. “A nossa intenção é criar uma estrutura que facilite a interlocução entre os vários setores que compõem o trade turístico da capital. Os donos dos bares, os engraxates, os taxistas e donos de restaurantes poderão discutir propostas para alavancar o turismo de Brasília”.
Na oportunidade, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Jael Antonio, apresentou ao conselho a criação do termo de cooperação entre entidades do setor, assinado no dia 12 de fevereiro, na sede da Fecomércio, que tem como objetivo promover o turismo de Brasília, além de desenvolver a gestão de projetos que tenham como ideia a valorização do Distrito Federal. “O princípio do acordo é o de chamar a atenção do turista. Para isso, temos vários projetos a serem realizados, entre eles a criação de um programa de turismo na TV Câmara, para difundir a inclusão e a divulgação do turismo na capital, além da realização de almoços para debater ideias, com o objetivo de maximizar o setor na cidade. Também vamos criar um site para o turista”, ressaltou Jael.
Entre as entidades que assinaram o termo de cooperação, no dia 12, estão o Sindicatos das Empresas de Promoção, Organização e Produção de Eventos do DF (Sindeventos), o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel); a Associação Brasileira de Vendas e Marketing do DF (ADVB-DF); e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur). Sindeventos e Sindhobar fazem parte da base da Federação do Comércio.
O coordenador do departamento de ordenamento do turismo do Ministério do Turismo, Rodrigo Marques, apresentou uma palestra sobre um site de informações que o ministério está desenvolvendo para investidores internacionais, com o foco de agregar cada vez mais aplicações no País. “No portal o investidor encontrará informações de onde investir e como investir em cada Estado. A intenção é que o Brasil se torne um destino de investimentos, esse é um olhar que devemos começar a desenvolver. Estamos seguindo exemplos de outros países como: África do Sul, China e Colômbia e que até hoje o Brasil não tinha”, explicou Marques.
O diretor do Departamento de Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Rogério Cóser, ressaltou que a previsão para o site estar no ar é o final do mês de março. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos membros do trade para que naveguem a façam suas observações para melhor funcionamento do portal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem