'Moovit' traça rotas e avisa quando transporte está
chegando na sua parada. Por enquanto, só duas empresas têm GPS ativado;
GDF promete expandir.
Passageiros de ônibus do Distrito
Federal já podem contar com uma ferramenta online para descobrir o melhor
trajeto e monitorar a chegada dos próximos veículos a cada estação. O
aplicativo "Moovit" já é usado em outras capitais, como São Paulo e
Goiânia, e conta com informações das empresas e de usuários do transporte para
formar o banco de dados.
Até esta sexta (29), apenas as viações Marechal e
Pioneira tinham garantido o acesso do aplicativo ao sistema de monitoramento
por GPS, que garante o acompanhamento de cada veículo. O sindicato das empresas
afirma que todos os carros em circulação no DF têm GPS instalado, mas há um
custo para fornecer as informações ao app.
Enquanto os dados em tempo real não são incluídos no
sistema, o Moovit usa os horários previstos pelo DFTrans para cada trajeto. A
Secretaria de Mobilidade e o DFTrans informaram à TV Globo que estão preparando
ações para facilitar o planejamento, mas não dizem quando pretendem concluir
esse trabalho.
O Moovit é gratuito e está disponível para
iOS, Android e Windows Phone.
No site, os desenvolvedores afirmam que a
plataforma está ativa em 700 cidades de 58 países, com 30 milhões de usuários.
Mapa portátil
Além de avisar quando o ônibus está chegando à parada, o aplicativo também
permite que o passageiro programe um trajeto. Com os pontos de partida e de
chegada, o usuário consegue saber qual é a linha mais rápida, se há necessidade
de integração e qual o tempo previsto de viagem.
Outro recurso do app permite que os usuários emitam
"alertas" sobre algum percalço naquele caminho. Mudanças repentinas
de linhas, paradas inesperadas, acidentes ou trechos em obras podem ser
informados pelos passageiros e servem de alerta quem ainda vai passar pela
região.
Do G1 DF
Além de avisar quando o ônibus está chegando à parada, o aplicativo também permite que o passageiro programe um trajeto. Com os pontos de partida e de chegada, o usuário consegue saber qual é a linha mais rápida, se há necessidade de integração e qual o tempo previsto de viagem.