test banner

A mais bela, esplendorosa - 'árvore-símbolo' do TJDFT - em risco

Flamboyant em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em imagem captada em 2012 - - - (Foto: Káthia Mello/G1)
Com 'árvore-símbolo' do TJ em risco, GDF planta flamboyants no tribunal - Novacap quer manter a paisagem em frente ao prédio, no Eixo Monumental. Planta atual luta para sobreviver mais cinco anos, até que mudam cresçam.
Flamboyant em tratamento no centro de Brasília; fitas de isolamento cercam a árvore, e avisos de 'cuidado' foram afixados no local (Foto: Mateus Vidigal/G1)

Equipes da Novacap devem plantar nesta quinta-feira (16) duas mudas de flamboyant em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A iniciativa tenta substituir a árvore com mais de 40 anos que compõe a paisagem atual do prédio e está em tratamento, por causa de uma proliferação recente de fungos.

Na última semana, a árvore frondosa às margens do Eixo Monumental foi isolada por faixas e avisos de "cuidado" para preservar o tratamento. Segundo o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha, dois terços do tronco do flamboyant estão ocos por causa da infecção.

"Para dar mais sustentabilidade à árvore, a Novacap realizou uma poda de equilíbrio e colocação de escoras", diz Ervilha. O procedimento deu mais firmeza à planta, mas deve ser insuficiente para garantir o fim da proliferação de fungos.

As equipes trabalham para garantir uma sobrevida de cinco anos ao flamboyant "quarentão", tempo necessário para que as mudas a serem plantadas atinjam a idade adulta. Até lá, a árvore mais velha deve ter secado por completo e, por isso, terá de ser removida.
Parte de Flamboyant com proliferação de fungos; árvore, que fica na área central de Brasília, recebe tratamento e está isolada (Foto: Mateus Vidigal/G1
Paisagem
A possibilidade de plantar novas mudas já tinha sido adiantada ao G1 por Ervilha na semana passada, mas era prevista apenas para quando o flamboyant morresse. “Aquela árvore está há muito tempo ali, vão sentir a falta dela. Vamos plantar outras mudas para minimizar isso", afirmou.

O diagnóstico da planta foi feito com a ajuda de dois equipamentos: um resistógrafo, dispositivo que afere a resistência da madeira da árvore; e um tomógrafo, que avalia a condição interior dela. Ambos os aparelhos foram comprados em 2014, importados da Alemanha, e custaram cerca de R$ 120 mil.

O tratamento da árvore começou ainda em 2014, quando um líquido chamado calda bordalesa, que combate a proliferação de fungos e bactérias, passou a ser aplicado. Segundo Ervilha, essa infestação na árvore é comum em plantas com idade avançada.

O flamboyant, também conhecido como acácia-rubra, é nativo da ilha africana de Madagascar, mas foi levado a diversas regiões da Europa e das Américas como uma planta ornamental. Em geral, a espécie florece entre outubro e dezembro, com flores vermelhas e alaranjadas que formam um "tapete" colorido ao cair.

Do G1 DF




4 Comentários

  1. Coitada da árvore, que é tão bela! Coitado de vc que torce para o galo! :)

    ResponderExcluir
  2. "C'est dommage ...É lindo vê-la florescer a cada ano, tão bela e majestosa !!!

    ResponderExcluir
  3. Deviam plantar um ipê no lugar dessa planta exótica. O ipê é nativo e adaptado ao clima do cerrado e portanto durará mais de cem anos, dispensando todo esse gasto pra manter a árvore em pé após somente 40 anos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem