test banner

Brasília recebe Pré-Mundial de Voo Livre

Foto acima Ilustrativa
Corina, número 2 do ranking mundial, sobrevoa as imediações da capital - Iniciativa reúne mais de 130 pilotos da modalidade asa delta de 23países

Mais de 130 pilotos da modalidade asa delta de 23 países estão reunidos na cidade para disputarem o título do Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre, que teve início neste fim de semana. O evento, considerado um teste para o Mundial, que ocorrerá em Brasília em agosto de 2017, se divide em duas partes.

Na primeira etapa, até quarta-feira (31), os competidores decolam da rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO), a mil metros de altitude e a 92 quilômetros da capital do País, e pousam pelas imediações. Na segunda fase, de quinta (1) a sábado (3), eles partem do mesmo lugar, mas descem na Esplanada dos Ministérios, no período da tarde. O público poderá acompanhar a chegada das asas, um espetáculo a parte.

Conhecida mundialmente como a "Havaí do Voo Livre", a capital combina uma série de fatores que propiciam aos pilotos as condições ideais para voos de até 170 quilômetros de distância e cinco horas de duração, utilizando somente as forças da natureza, como as correntes térmicas, os ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco desta época do ano.

A principal representante feminina da competição, a alemã Corina Schwiegershausen, conquistou o segundo lugar no ranking mundial e batalha pelo título. Admiradora da arquitetura da capital, ela também elogia as condições de voo da região e a natureza local. No próximo ano, em agosto, ela voltará para o Mundial.

“Acho que em nenhum outro lugar do mundo, nós podemos descer na capital do país, no centro do poder, de asa delta. Isso é possível aqui já que a área é bastante plana. Incrível isso! Aqui também, quando estou no ar, eu tenho uma interação fantástica com as aves. Me espelho muito nos caminhos que as aves fazem para encontrar as térmicas que conduzem sua asa para o alto, assim como algumas me seguem também com o mesmo objetivo”, diz.

O Brasil estará bem representado na competição por Álvaro Sandolli. O piloto brasileiro coleciona seis títulos nacionais. "Estou no melhor momento da carreira (é o terceiro do mundo) e sei que posso lutar pelo título tanto do Pré-Mundial como do Mundial no ano que vem", assegurou. O desafio será superar o número 1 do mundo, o australiano Jon Durand, que também participa do evento. 

Como funciona
A cada dia, dependendo das condições meteorológicas, os competidores são orientados a pousarem em um local determinado. O piloto que faz o percurso em menor tempo recebe, consequentemente, a maior pontuação. A soma das pontuações define os vencedores.

                       A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer apoia a iniciativa

Serviço:- Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre - Data: Até 3 de setembro - Local: Decolagem da Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO) - Pouso: região de Formosa até 31.08 e Esplanada dos Ministérios (de 1 a 3.09) - Informações: Doro Jr (11) 9845 79723






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem