test banner

#BUDISMO » Quermesse de luz, honra e amizade

"Quantas crises já passamos na vida pessoal, familiar ou social? Parece que perdemos o controle, mas não perdemos. Ele está em nossa consciência. Na beleza das flores, na sabedoria iluminista e na solidariedade da amizade. Escolhemos o lema desta edição pensando nisso"  (Monge Sato)

A 43ª edição do evento, que costuma lotar o Templo Budista em agosto, terá novidades. Para evitar filas, haverá um espaço gourmet

“Flor, Luz e Amizade” é o lema da 43ª Quermesse do Templo Budista de Brasília, que começa sábado e deve levar 24 mil pessoas ao local até o próximo dia 28. A festa, que ocorrerá durante todos os fins de semana de agosto, trará diversas atividades para que o público desfrute da cultura e da culinária japonesa. A celebração, que se popularizou como quermesse, é uma tradição de 2.500 anos, chama-se Urabon e é feita para honrar a memória dos ancestrais dos participantes. Durante o evento, pratica-se o Bon Odori, uma dança de agradecimento à natureza, na qual são imitados os movimentos de plantio e colheita.

Ademar Kyotoshi Sato, ou simplesmente monge Sato, conta que a escolha do lema desta edição veio do momento de crise que a sociedade vive. “Quantas crises já passamos na vida pessoal, familiar ou social? Parece que perdemos o controle, mas não perdemos. Ele está em nossa consciência. Na beleza das flores, na sabedoria iluminista e na solidariedade da amizade. Escolhemos o lema desta edição pensando nisso”, prega.

                      O templo está enfeitado com os famosos origamis coloridos

Construído para representar a luz do Buda em Brasília, o templo recebe média de 200 pessoas por fim de semana, aos quais o monge se refere como os amigos do Budismo. “Não posso afirmar que eles são ou não são budistas. Geralmente, são católicos, espíritas, evangélicos ou até mesmo ateus, mas que buscam um momento de meditação no templo”, conta.

Um dos destaques da quermesse são os variados pratos japoneses servidos no espaço, como o tradicional yakisoba. Neste ano, para evitar as famosas filas do evento, será ofertado pela primeira vez o Espaço da Amizade, local que comportará até 200 pessoas e contará com mesas para quatro pessoas, que serão servidas por garçons, no formato à la carte.

Além da gastronomia, serão ofertados serviços de beleza e comércio de roupas e artesanatos. Para quem é fã da cultura japonesa, ainda haverá apresentações de artes marciais, com explicação dos senseis, além de apresentações da dança folclórica do Obon. A arrecadação na quermesse é a principal fonte de renda para manter o Templo.

Durante o evento, serão realizadas visitas guiadas dentro do local. Para entrar, basta tirar os sapatos, e se o visitante quiser, pode ainda tirar 30 minutos para realizar uma sessão de meditação contemplativa. “É um momento para esquecer o mundo exterior e se encontrar como pessoa física e espiritual”, conta o Monge Sato. Sobre a tradição de tirar os sapatos antes de entrar no Templo, o monge se diverte ao revelar. “É também uma questão de respeito, mas pedimos que as pessoas tirem o sapato para que não deixem o templo sujo”, diverte-se.

Patrimônio
O Templo Shin Budista de Brasília foi designado Patrimônio Histórico do Distrito Federal em 2014. O prédio foi construído em 1973, dentro do estilo da arquitetura religiosa do Japão. Seguiu, além disso, a ideia de Juscelino Kubitschek de que o Plano Piloto deveria ser uma região ecumênica. Na época, a comunidade hortifrutigranjeira japonesa, que residia em outras regiões administrativas, questionou a localização, hoje considerada nobre.

Serviço
43ª Quermesse do Templo Budista de Brasília - Quando: todos os sábados e domingos de agosto de 2016 - Horário: das 17h às 22h - Meia-entrada: R$ 5 - Onde: Templo Shin Budista da Terra Pura (EQS 315/316) - Mais informações: http://www.terrapuradf.org.br/ 


Fonte: Correio Braziliense – Fotos: Carlos Moura/CB/D.A.Press

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem