test banner

Brasília recebe Virada do Cerrado até domingo; confira a programação

Participantes da Virada do Cerrado, em Brasília (Foto: Diego Godinho/Comunicação Colaborativa Virada do Cerrado)

"Mais de 300 atividades serão desenvolvidas em várias regiões do DF. Programação inclui rodas de conversa, exposições e shows."

Brasília recebe até domingo (11) a segunda edição da Virada do Cerrado, com mais de 300 atrações em várias regiões administrativas. O evento mistura arte, cultura, lazer e esporte. O tema é mudanças climáticas, e o objetivo é sensibilizar a população para o assunto (veja programação completa).

Para esta sexta-feira (9), estão previstas ações como a assinatura de decretos de preservação do cerrado no Centro de Excelência do Cerrado, que fica no Jardim Botânico, a partir das 14h30; oficinas de biojoias e fossa biogestora no Parque Ecológico de Águas Claras; uma exposição sobre as riquezas e ameaças ao cerrado no Parque Veredinha, em Brazlândia; e feira de artesanatos noGama.

No sábado (10), o Gama recebe rodas de conversa para discutir as mudanças climáticas; o Parque Ecológico do Guará, piquenique com atividades culturais; a Fercal, oficinas de educação ambiental; a Ceilândia, um mutirão de limpeza e construção de cercadinho no Lixão do Trecho III do Condomínio Gênesis, no Setor Sol Nascente.

No domingo (11), as principais atividades serão no Parque da Cidade, das 9h às 22h. Dentre as atrações, estão a feira de produtos do cerrado e tecnologias sustentáveis, exposições, oficinas, food bikes e food trucks. As atrações musicais da noite são o violeiro Roberto Correa, a cantora Emília Monteiro, os grupos As Juvelinas, Maria Sabina & a Pêia e Pé de Cerrado. Além disso, as bandas Beat Movement, Trio Madrake se apresentam no palco da Virada.
Engenheiro demonstra utilização de placas que convertem energia solar em elétrica (Foto: Mariana Areias/STP Green)

Uma das empresas participantes da Virada do Cerrado no Parque da Cidade, a STP Green vai demonstrar como aproveitar o sol para geração de energia elétrica.  “O sistema fotovoltaico de 100W de potência será responsável por energizar o bebedouro de pets e o totem carregador de celular. Tudo isso poderá ser utilizado pelos participantes”, explica o engenheiro e sócio-fundador, Álvaro Quadrado.

A abertura da Virada do Cerrado 2016 ocorreu na quarta-feira (7), durante as comemorações dos 56 anos do Lago Norte, no Parque das Garças. O investimento para no evento foi de R$ 500 mil, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente.

“Aqui, o sentido é uma virada de consciência para ter cada vez mais pessoas se envolvendo [com o tema]”, disse o secretário do Meio Ambiente, André Lima. Para isso, pensou-se em uma programação variada. “Criamos eventos que misturam arte, cultura e lazer. São ações da população, do governo e da iniciativa privada.”

Abrigando 30% da biodiversidade brasileira, o Cerrado guarda nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: São Francisco, Araguaia-Tocantins e Prata, por isso é conhecido como o “Berço da Águas”.


Do G1 DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem