test banner

​Hemocentro recebe cerca de 350 candidatos diariamente para doação - cerca de 350 candidatos diariamente para doação, Secretário de Saúde foi um dos doadores nesta quarta-feira (21)

Hemocentro recebe cerca de 350 candidatos diariamente para doação, Secretário de Saúde foi um dos doadores nesta quarta-feira (21)

Todos os dias, cerca de 350 brasilienses se candidatam para doar sangue no Hemocentro. Nesta quarta-feira (21), o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, chegou cedo à unidade para fazer o gesto. Apesar dos estoques estarem regulares, o chefe da pasta, que foi o 50º candidato do dia, orienta que é importante que a doação seja feita o ano inteiro, não apenas durante as campanhas.

"Todos nós temos que cumprir o nosso papel como cidadão e a doação de sangue deveria ser um hábito normal na vida de todas as pessoas que não tenham restrição para doar", disse o secretário, ao lembrar que doou sangue em Brasília, pela primeira vez, em 2000, quando a coleta ainda era feita no Hospital de Base.

Em 2015, 84.955 pessoas doaram sangue no Hemocentro. Em 2016, até o fim de agosto, foram 54.824. Ao lado da presidente do Hemocentro, Miriam Daisy Scaggion, Humberto destacou que a unidade é uma das mais avançadas do Brasil e atende não só o Distrito Federal, mas outros estados com o fornecimento de alguns hemoderivados.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano e as mulheres três. O atendimento pode ser agendo pelo telefone 160, opção 2, uma forma mais confortável para os candidatos. "Com as doações regulares, é mais fácil atender a demanda de transfusões para cirurgias e de pacientes que fazem quimioterapia, transplantes ou outros procedimentos que demandam hemocomponentes", explicou Miriam.

Silvia Araújo, 34 anos, também chegou cedo ao Hemocentro. Ela veio de Vicente Pires fazer a doação. "Essa é a segunda vez que estou doando sangue. Há alguns dias me ligaram e hoje vim para contribuir. Sei que essa ação salva-vidas. Quero me tornar uma doadora fidelizada", disse.

Já o policial militar Osmar Pereira, 48 anos, é doador há mais de 20 anos. Para ele, fazer esse gesto se tornou um hábito. "Hoje, eu vim porque minha irmã fará uma cirurgia no Hospital Materno Infantil, mas eu já faço a doação há muito tempo, sempre neste hemocentro. Sei que é por uma boa causa, porque ajuda a salvar vidas", afirmou o militar.

ROTEIRO DA DOAÇÃO – A primeira etapa é a Identificação, quando é necessário apresentar documento oficial com foto. A segunda fase é a Pré-Triagem para verificar pressão arterial, temperatura corporal, pulso, altura e peso do candidato. O terceiro passo é um pré-lanche e o quarto é a triagem clínica. Nesta etapa, a pessoa responde a aproximadamente 40 perguntas sobre seus hábitos de vida e comportamentos que podem comprometer a saúde.

Na quinta fase, ocorre a Coleta, que é o momento da doação. O procedimento dura aproximadamente 10 minutos. Serão coletados de 400 a 490 ml de sangue. Antes de ir embora, o doador recebe um segundo lanche para repor as energias.

PROCESSAMENTO - Após a bolsa de sangue sair do setor de coleta, é feito o processamento do material que é fracionado em hemocomponentes, que são o concentrado de hemácias (utilizado para controlar anemia e outras finalidades), plasma (utilizado, por exemplo, para tratamento de queimados), concentrado de plaquetas (destinados a pessoas que possuem leucemia e outras patologias) e crioprecipitado (fator anti-hemofílico).

Os materiais ficam armazenados em uma espécie de "quarentena" até que sejam emitidos os resultados exames laboratoriais que atestam a qualidade dos materiais.

SERVIÇO
Doação de sangue no Hemocentro - Funcionamento: 7h - 18h, de segunda a – sexta - Agendamento de doações: disque160 – Opção 2 - Local: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A Bloco 03 - Asa Norte


***










Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem