Os participantes do evento cumpriram trajeto de até
14km entre o Guará e o Museu Nacional da República
As duas opções de transporte registraram melhores
resultados entre as 12 que disputaram o 8º Desafio Intermodal. Ambas se
sobressaíram pelo menor tempo e por menos emissão de poluentes
Com o trânsito de Brasília cada vez
mais complicado em horários de pico, os brasilienses buscam alternativas para
chegar aos destinos desejados. A ONG Rodas da Paz calculou ontem, no 8º Desafio
Intermodal, o tempo, o custo e a emissão de poluentes em 12 modalidades:
bicicleta, tandem (bike para duas pessoas), mountain bike, corrida, carona,
metrô, moto, metrô mais bicicleta, carro, ônibus, Uber e táxi. No total, 26
voluntários e oito de apoio traçaram o percurso, com saída às 7h43 da QE 7 do
Guará e chegada no Museu Nacional da República. O trajeto tinha de 12km a 14km,
a depender da opção. A motocicleta completou a prova em primeiro lugar, com 16
minutos e 22 segundos, mas, devido aos critérios avaliados, a bicicleta teve
melhor desempenho, com 8,3 de média (veja quadro).
“Não é uma competição entre
participantes, é uma avaliação entre os diferentes modais”, adverte, logo no
início, o voluntário do Rodas da Paz Régis Oliveira. O secretário de
Mobilidade, Fábio Damasceno, participou do desafio de ônibus. Para ele, foi uma
oportunidade para dialogar com a população. “É a primeira vez que o governo
participa, e isso nos ajudará a construir políticas públicas no DF. A ideia é
avaliar todos os modos de transporte”, afirma. Além dele, o secretário adjunto
de Mobilidade, Dênis Soares, e o diretor-geral do Transporte Urbano do DF
(DFTrans), Léo Cruz, estiveram no evento.
O Correio também acompanhou a
iniciativa de coletivo e teve um tempo de espera na parada de cerca de 15
minutos. Em uma segunda-feira atípica, o ônibus da linha 162.2 estava vazio, e
o trajeto se cumpriu sem maiores congestionamentos. A assistente de projetos
Ana Paula Queiroz, 41 anos, pega o transporte público todos os dias. “Eu
prefiro esse horário, pois pelo menos consigo ir sentada. Falta melhorar a
quantidade das linhas. Quando vou para a UnB, se eu perco o das 6h30, tenho de
pegar dois ônibus e ainda chego atrasada. É preciso verificar o número de
usuários porque está difícil”, relata.
A viagem durou 56 minutos e 40
segundos, o penúltimo modal a chegar ao ponto de encontro, apenas dois minutos
à frente dos corredores. Entre eles, estava o militar Márcio Chapola. “A gente
teve de correr na terra, na grama e, em alguns pontos mais complicados, havia
trânsito intenso, com dificuldade de atravessar. Valeu a pena. A nossa meta era
chegar antes do ônibus, mas não deu certo, não”, afirma.
Após o desafio, o secretário de
Mobilidade enxergou algumas necessidades do DF. “Mais BRTs, mais faixas para os
ônibus, ter melhoria de pavimento na W3. Também é preciso informar melhor o
usuário e usar mais tecnologia no transporte coletivo”, revela. As faixas
exclusivas também ganharam observação do diretor-geral do DFTrans. “Nós
percebemos que, quando os ônibus utilizam as faixas exclusivas, a velocidade
operacional é maior. Isso, com certeza, é algo que beneficia a viagem. Vamos
trabalhar em cima disso”, ressalta Léo Cruz.
O voluntário da Rodas da Paz Régis
Oliveira avalia que medir anualmente qual o modal mais eficiente faz com que
ocorra uma evolução de cada transporte. “O evento é importante para chamar a
atenção para a possibilidade de utilização de diversas maneiras de locomoção. E
que a gente consiga ficar não tão dependente do transporte individual
motorizado”, adverte. A iniciativa ocorre em várias cidades do Brasil, sempre
perto do Dia Mundial Sem Carro, e se propõe a avaliar a eficiência de diversos
meios de transporte.
Resultados - Confira o tempo por
ordem de chegada
» Motocicleta
16 minutos e 22 segundos
» Bicicleta
24 minutos 8 segundos
» Mountain bike
23 minutos e 44 segundos
» Carro
24 minutos e 43 segundos
» Tandem
25 minutos e 44 segundos
» Uber
29 minutos e 14 segundos
» Carona
39 minutos e 11 segundos
» Táxi
40 minutos e 9 segundos
» Metrô
41 minutos e 43 segundos
» Metrô mais bicicleta
43 minutos e 53 segundos
» Ônibus
56 minutos e 40 segundos
» Corrida
58 minutos e 43 segundos
Média final - Modal Nota final Tempo médio Custos *Emissão de
poluentes*
*Bicicleta 8,3 24:08 9 10
*Tandem 8,1 25:44 9 10
*Mountain bike 7,2 29:26 9 10
*Corrida 6,8 58:43 11,5 12
*Carona 6,3 39:11 11,5 5
*Metrô 5 41:43 6,5 7,5
*Motocicleta 4,7 21:03 4 1
*Metrô mais bicicleta 4,3 43:53 5 7,5
*Carro 4,2 27:49 3 3
*Ônibus 4 56:40 6,5 6
*Uber 3,6 29:14 2 3
*Táxi 2,5 40:09 1 3
* Índice de cálculo não revelado pela
organização
Fonte: Julia campos –
Especial para o Correio Braziliense – Foto: André
Violatti-Esp-CB/D.A.Press