test banner

Lei dos Faróis volta a valer no #DF

Com o término da instalação das placas de sinalização, o motorista que trafegar com a lanterna apagada será multado

Agora é para valer. Motoristas que trafegarem pelas Estradas Parque do Distrito Federal sem usar o farol baixo serão multados. Na última sexta-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) concluiu a instalação de placas de sinalização para alertar a obrigatoriedade do uso da lanterna nessas vias. A lei do farol baixo foi suspensa em 2 de setembro pela Justiça até que os locais fossem devidamente sinalizados. Motoristas que rodaram sem obedecer a lei desde sexta-feira podem ter sido multados.

De acordo com o DER, 59 placas de sinalização foram instaladas nas 25 Estradas Parque do DF. Agora, com os motoristas orientados, a multa poderá ser aplicada, caso a norma seja desobedecida. O órgão informou, ainda, que mais 56 placas serão colocadas em outras rodovias que cortam o DF até 11 de novembro. O gasto estimado com a sinalização não foi informado pela autarquia, alegando que “tudo foi [feito] por administração direta, ou seja, com materiais que o DER já possuía para a realização do trabalho rotineiro”.

A lei entrou em vigor em 8 de julho deste ano e obriga que os carros trafeguem com o farol baixo em rodovias, mesmo durante o dia. Até o momento, 25.769 condutores do DF foram penalizados por rodar sem o farol ligado, o que geraram R$ 2,2 milhões em arrecadação para o governo. Os motoristas que não cumprem a lei são autuados por infração média e recebem multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação. O objetivo da lei é reduzir o número de acidentes, uma vez que o uso do farol melhoraria a visibilidade dos automóveis.


Fonte: Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio Braziliense – Foto: Foto de: José Cruz/ABr - Blog - Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem