Prêmio Inova Brasília foi entregue nesta quinta-feira (26). Foto: Renato
Araújo/Agência Brasília
Com o objetivo de estimular práticas inovadoras no poder público, quatro
trabalhos de três secretarias foram reconhecidos por seu impacto na melhoria do
atendimento em setores essenciais, como o da saúde
Práticas empreendedoras dentro do serviço público ganharam destaque,
nesta quinta-feira (26), com a entrega do Prêmio Inova Brasília. A
iniciativa do Executivo local, criada para valorizar a excelência no trabalho
prestado na administração pública, contemplou quatro ações inovadoras.
Os trabalhos, produzidos por servidores de várias secretarias, foram
escolhidos pelo seu impacto na melhoria do atendimento ao público em setores
essenciais, como o da saúde e o da limpeza urbana.
É o caso da Receita Simples, que facilitou a vida de pacientes com
dificuldade de leitura na Unidade Básica de Saúde 2 do Itapoã. O Serviço de
Limpeza Urbana (SLU), também premiado, criou um sistema que moderniza e dá
transparência ao trabalho de equipe, inclusive a coleta de resíduos sólidos.
O projeto de escuta qualificada de servidores que atuam no sistema
socioeducativo, outro vencedor, mudou a rotina nas unidades de
atendimento. Na categoria Práticas transformadoras, o primeiro lugar
foi para um aplicativo que reúne todos os protocolos e manuais de Serviço
de Controle de Infecção Hospitalar.
Distribuída em quatro categorias, a premiação levou em consideração:
- O atendimento ao cidadão
- O uso eficiente dos recursos públicos
- A valorização do servidor
- As práticas transformadoras
O Inova Brasília é organizado pela Secretaria de Planejamento,
Orçamento e Gestão. A cerimônia de premiação ocorreu no Cine Brasília
(106/107 Sul). A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro brindou
os presentes com a execução de clássicos do cinema.
"É gratificante ver essa sala cheia de servidores para o
reconhecimento do trabalho feito dentro do serviço público" - (Leany
Lemos, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF)
A titular da pasta de Planejamento, Leany Lemos, falou com entusiasmo do
nível e importância dos concorrentes. “Estou muito feliz com essa premiação. É
gratificante ver essa sala cheia de servidores para o reconhecimento do
trabalho feito dentro do serviço público”, disse.
Prestigiaram também o evento a colaboradora do governo Márcia Rollemberg
e os secretários de Educação (Júlio Gregório Filho); do Esporte, Turismo
e Lazer (Leila Barros); de Gestão do Território e Habitação (Thiago
Teixeira de Andrade); o adjunto de Assistência à Saúde (Daniel Seabra); e o
adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski.
Criado pelo Decreto nº 37.648, de 2016,
o prêmio tem como principal objetivo reconhecer os resultados produzidos por
serviços públicos de qualidade, com redução de gastos e satisfação da
sociedade.
Além do reconhecimento de cada atividade, as iniciativas escolhidas
receberam a quantia de R$ 5 mil cada uma. Os recursos são do Fundo Pró-Gestão,
que tem por fim criar ações de desenvolvimento e capacitação de recursos
humanos, com foco na melhoria do atendimento ao público.
Os premiados de
cada categoria
Atendimento ao cidadão — Receita médica simplificada. Uma
ideia que melhora o tratamento e resulta em mais qualidade de vida dos
pacientes com dificuldade de leitura na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do
Itapoã. Para que eles saibam a hora certa de tomar o remédio, a fórmula
adota cores e outros sinais para substituir as tradicionais anotações na
receita.
Uso eficiente dos recursos públicos — O Sistema de Gestão
Integrada do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) modernizou e deu mais
transparência ao trabalho da equipe. Trata-se de um sistema tecnológico
para monitorar, computar e armazenar dados do setor, como a pesagem dos
resíduos sólidos. Instituiu também o monitoramento de GPS dos caminhões de
coleta.
Valorização do servidor — Clinica do trabalho na medida
socioeducativa. A escuta qualificada de servidores que trabalham no sistema
mudou a rotina nas unidades de atendimento. A coleta de dados, na primeira
etapa do projeto, constatou, por exemplo, que cerca de 30% dos afastamentos de
servidores eram por depressão, e outros quase 25%, por ansiedade.
Práticas transformadoras — Prevenção de infecção no
Hran. Um aplicativo, criado pela médica infectologista Ana Helena
Brito, reúne todos os protocolos e manuais que o Serviço de Controle de
Infecção Hospitalar, do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), precisa informar
às diversas áreas da unidade de saúde.
Agência Brasília