test banner

Cidades Limpas Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal

Cidades Limpas chega ao Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal - As três regiões vão receber ações de limpeza, conservação e urbanização nas próximas semanas

 O Programa Cidades Limpas chega ao Sudoeste, Octogonal e Cruzeiro, na próxima segunda-feira (11), às 8h30. A última atuação da força-tarefa deste ano fica nas três regiões até o dia 22 de dezembro.

Foram, até agora, 28 edições do programa que tem como objetivo promover um intenso trabalho de revitalização, levando melhoria imediata do ambiente urbano por meio de ações de limpeza, conservação e urbanização no Distrito Federal.

 Coordenado pela Secretaria das Cidades, o programa conta com o apoio de 192 trabalhadores de 16 órgãos do Governo de Brasília. Na programação para execução dos serviços estão, principalmente, a recuperação de pontos de iluminação pública e o manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, as equipes farão varrição de ruas, poda de árvores, tapa-buraco, capina, roçagem, retirada de entulho e recuperação de sinalização de trânsito. A força-tarefa chega para sanar reivindicações feitas pelos moradores junto à ouvidoria da administração.

 Além da Secretaria das Cidades e da Administração Regional, o mutirão conta com Agência de Fiscalização (Agefis), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Distrito Federal, Companhia Energética de Brasília (CEB), Departamento de Trânsito (Detran), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novcap), Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Subchefia da Ordem Pública e Social da Casa Militar e Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Sobre o Programa -Lançado em novembro do ano passado, o Cidades Limpas foi oficialmente instituído por meio do Decreto Nº 38.407, de 14 de agosto de 2017, assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg. Coordenado pela Secretaria das Cidades, o programa consiste em esforços concentrados do Governo de Brasília nas diversas regiões administrativas a fim de trazer melhorias urbanas imediatas.  “É um trabalho de constante manutenção feito pelo poder público com o apoio da população para a conservação”, enfatiza o secretário da Cidades, Marcos Dantas.

Foram realizadas quatro edições em 2016 e 24 neste ano. Após atuar em praticamente todas as 31 regiões do Distrito Federal, para 2018, a meta é alcançar àquelas que não foram contempladas ainda e voltar às já visitadas.

As equipes visitaram 83,5 mil imóveis orientando e conversando com a população, especialmente sobre a prevenção à dengue. A força-tarefa teve grande apoio na redução dos casos prováveis de dengue de 17.490, de janeiro a outubro de 2016, para 3.945 no mesmo período deste ano. Os números são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde.

No período de um ano do Cidades Limpas, ainda foram recolhidas 250 carcaças de veículos abandonados em vias públicas.

Também foram removidas 93,1 toneladas de entulhos, podadas 16,1 mil árvores, realizadas a manutenção, substituição e reparo em 2,4 mil pontos de rede elétrica e emitidas 747 carteiras de identidade.

Como parte da prevenção às consequências das fortes chuvas, o Cidades Limpas desobstruiu 3 mil bocas de lobo e fez a limpeza das redes de águas pluviais.  Somando as cidades visitadas, até o momento, foram envolvidos 5.091 trabalhadores e 1.417 máquinas e equipamentos.

Informações:
O quê: Lançamento do Programa Cidades Limpas no Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro - Quando: 11 de dezembro (segunda-feira), a partir das 8h30Onde: estacionamento público em frente à ARUC, próximo à Quadra 03, área especial, Cruzeiro Velho




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem