test banner

Data marcada para os interrogatórios da Pandora - Ação contra Fraga segue no Supremo

Data marcada para os interrogatórios da Pandora

Dois anos depois de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspendeu os interrogatórios das ações penais da Operação Caixa de Pandora, as oitivas dos réus foram marcadas novamente. O juiz Newton Mendes de Aragão Filho, da 7ª Vara Criminal de Brasília, vai ouvir os acusados a partir do mês que vem. O primeiro interrogatório será em 26 de novembro, às 14h. Esse processo envolve o ex-governador José Roberto Arruda, o ex-vice-governador Paulo Octávio, o delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa, e o empresário Marcelo Carvalho. Depois, haverá outras oitivas nos dias 27 de novembro, 4, 10, 11, 17, 18 e 19 de dezembro. Para um dos processos, que tem 19 réus, os interrogatórios serão realizados em dois dias. 

Ação contra Fraga segue no Supremo
O processo por concussão que levou à condenação de Alberto Fraga (DEM) a quatro anos de prisão andou depois que o Supremo alterou o entendimento sobre foro privilegiado e enviou o caso à primeira instância. A ação saiu do STF para o Tribunal de Justiça do DF em maio. Mas outro processo envolvendo Fraga continuará no Supremo, por uma decisão do ministro Celso de Mello, publicada esta semana. Trata-se de uma ação penal contra o deputado, em que ele é acusado de pagar uma empregada doméstica com verba da Câmara dos Deputados. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a manutenção do foro no STF nesse episódio. “A denúncia descreve o crime de peculato atribuído ao deputado federal, que, à época dos fatos, mesmo tendo se afastado para exercer o cargo de secretário de Transportes, manteve as prerrogativas de parlamentar”, alegou Dodge. 

Há três décadas, os brasilienses ganharam o direito de ir às urnas
Os brasilienses só vão às urnas hoje para escolher seus representantes porque, há exatos 30 anos, os constituintes, conduzidos por Ulysses Guimarães, asseguraram a autonomia do Distrito Federal. A promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988, deu à população da capital a oportunidade do voto. Até então, os governadores do DF eram indicados pelo presidente da República. O Artigo 18 da Carta Magna estabeleceu que a organização político-administrativa do país “compreende a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, todos autônomos”. A primeira eleição direta para o Palácio do Buriti aconteceu dois anos depois, em 1990. O pleito consagrou Joaquim Roriz, que era governador biônico, como o primeiro eleito da história da capital. Graças à Constituição, os brasilienses vão às urnas neste domingo pela oitava vez para escolher um governador . 


Helena Mader – Coluna “Eixo Capital” – Fotos: Minervino Junior- Breno Fortes/CB/D.A.Press - Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem