test banner

República de Temer - Laerte Bessa "Representação por quebra de decoro arquivada" - PV no governo Ibaneis


República de Temer
Só tem aumentado a participação de integrantes do governo Temer na equipe de Ibaneis Rocha (MDB). Um dos três governadores do partido — também foram eleitos Renan Filho, em Alagoas, e Helder Barbalho, no Pará —, Ibaneis tem em sua equipe até agora três ministros e um secretário executivo. Ministro dos Direitos Humanos e subchefe da Casa Civil da Presidência, Gustavo Rocha será Secretário de Justiça. O ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e seu sucessor na pasta, Edson Duarte, serão respectivamente secretário de Meio Ambiente e presidente do Ibram. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, vai para a Casa Civil. Ainda é possível que o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro, assuma o cargo de secretário de Saúde. Ibaneis trabalha para se firmar como uma liderança nacional do MDB.

Cadê os médicos?
A maior ausência sentida ontem pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) na Operação Diagnose foram médicos. Na inspeção realizada em seis UPAs, os promotores de Justiça avaliaram que faltam profissionais qualificados para fazer a triagem dos pacientes que chegam ao sistema público de saúde.

Cúpula da Terracap é mantida com presidente
O governador Ibaneis Rocha decidiu manter quase toda a cúpula da Terracap. Além do presidente, Júlio César Reis, serão mantidos os diretores técnico, Carlos Antônio Leal, de Comercialização e Desenvolvimento, Ricardo Henrique Sampaio Santiago, e de Habitação e Regularização, Gustavo Dias Henrique. Haverá mudança apenas na diretoria de Administração e Finanças. Pesou na decisão a aposta de continuidade na regularização fundiária dos condomínios, de templos e o início do processo de legalização de comércios. O foco também são as PPPs e concessões em andamento.

De volta ao Sebrae
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Valdir Oliveira, será eleito hoje superintendente regional do Sebrae/DF para os próximos quatro anos. A eleição, em chapa única, tem a bênção do presidente nacional, Guilherme Afif Domingos, e passa por um acordo com o governador eleito, Ibaneis Rocha. Numa composição, Rose Rainha, braço direito de Ibaneis, será escolhida diretora de Administração e Finanças. O economista Rodrigo Sá, atual superintendente, assumirá a diretoria Técnica. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, será o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae. A eleição passa por 13 votos, com representantes do setor produtivo, do Governo do Distrito Federal, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Sebrae Nacional. Um dos secretários mais bem avaliados pelo diálogo com o empresariado, Valdir voltará para o cargo que exercia, havia seis anos, antes de assumir a função no governo Rollemberg. Chegou a ser cotado para concorrer na chapa como vice. Mas abriu mão.

Representação por quebra de decoro arquivada
Prestes a assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o deputado Laerte Bessa (PR/DF) teve ontem uma vitória no Conselho de Ética da Câmara. Uma representação por quebra de decoro, protocolada pelo PSB, foi arquivada. O caso se refere a uma briga ocorrida no plenário com o subsecretário de Articulação Política do governo Rollemberg, Edvaldo Dias da Silva. Bessa deu um sopapo no assessor por conta de uma discussão sobre percentual de gastos com segurança pública no Fundo Constitucional do DF.¨

Montagem do GSI
Laerte Bessa está engajado na montagem da estrutura do GSI, que vai comandar. Ontem o deputado federal teve uma reunião com o futuro secretário de Segurança, Anderson Torres, com a coronel Sheyla Sampaio, que vai comandar a PM, e com o coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, que ficará à frente do Corpo de Bombeiros. A ideia é convocar militares da reserva para a equipe, liberando policiais e bombeiros para o trabalho na rua. O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepo), Rafael Sampaio, está ajudando a formatar o gabinete.

Lista tríplice
Deputados dizem que a presidência da Câmara Legislativa está entre três nomes: Rodrigo Delmasso (PRB), Rafael Prudente (MDB) e Cláudio Abrantes (PDT).

PV no governo Ibaneis
Sarney Filho e Edson Duarte, que vão compor a equipe de meio ambiente do governo Ibaneis Rocha, são do PV, partido de Eduardo Brandão, que disputou como vice na chapa de Rodrigo Rollemberg (PSB). O partido não deverá indicar ninguém para ocupar cargos comissionados. A equipe será toda de Sarney, que emplacou o presidente do Ibram. 

Um crítico dos bolsonaristas
O senador Cristovam Buarque (PPS/DF) está atuante no Twitter nas críticas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Mais em sintonia com o discurso de seu antigo eleitorado, o parlamentar, que não se reelegeu, bate no projeto de escola sem partidos. “O Brasil precisa de partidos e políticos que tenham passado pela escola e saibam que houve tempo de 'escola sem partido' na Rússia Soviética, na Alemanha Nazista, na Espanha franquista, no Brasil da ditadura”, escreveu. E sobre o fim da participação dos cubanos no programa Mais Médicos: “Interessante ver conservadores brasileiros fantasiados de líderes sindicais de médicos cubanos, sem defender trabalhadores nem doentes brasileiros. Interessante hipocrisia por viés ideológico”.

Árbitro nas eleições da OAB/DF
O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de Justiça do DF, vai presidir hoje a comissão do direito de resposta durante o debate dos candidatos que disputarão as eleições para a presidência da OAB/DF. Será no auditório da Câmara Legislativa. Quatro chapas estão no páreo, lideradas pelos advogados Jacques Veloso, Délio Lins e Silva Júnior, Renata Amaral e Max Telesca. Belinati tem experiência. Ele presidiu quatro eleições na AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e duas eleições na AMAGIS-DF (Associação dos Magistrados do DF). Pelo clima nos bastidores, o debate tem tudo para pegar fogo. Um bom árbitro pode acalmar os ânimos.



Ana Maria Campos – Coluna “Eixo Capital” – Fotos: Ana Rayssa, Minervino Junior, Luis Nova, Marcelo Ferreira,  Ed Alves/CB/D.A.Press -  Correio Braziliense


















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem