test banner

TRANSIÇÃO 2018 » Agefis e Terracap sob nova chefia

Agefis e Terracap sob nova chefia - A Agência de Fiscalização passará a ser chamada de DF Legal e ficará sob a responsabilidade de um ex-presidente do órgão. Na Agência de Desenvolvimento de Brasília, o atual ministro da Saúde assumirá o comando da estatal
"O governador tem programas que vai desenvolver para atender às demandas da população, e o trabalho será criterioso Georgeano Trigueiro Fernandes, futuro chefe da DF Legal

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), definiu ontem o principal nome de um dos órgãos mais polêmicos na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). O auditor Georgeano Trigueiro Fernandes chefiará a Agência de Fiscalização (Agefis), que será rebatizada como DF Legal. “O combate às irregularidades continuará para que não ocorra o crescimento desordenado. O nosso primeiro desejo é colocar soluções, fazer propostas alternativas, verificar o que pode ser feito. Mas, se for necessário fazer uma ação, faremos. O governador tem programas que vai desenvolver para atender às demandas da população, e o trabalho será criterioso”, adiantou Georgeano, que havia comandado a Agefis em 2010.

Na administração de Rollemberg, a Agefis envolveu-se em polêmicas, como a desobstrução da orla do Lago Paranoá e derrubadas em áreas irregulares. Georgeano ressaltou que prefere o diálogo e a reflexão antes de qualquer ação. Segundo ele, será necessário rever normas que podem impedir o crescimento econômico do DF e prejudicar a população. “O que ocorre, às vezes, é que a legislação tem de mudar através do tempo, porque senão a gente fica aplicando uma regra que não reflete mais a realidade da cidade. Isso aqui (a legislação) chegou a um ponto em que não é mais aplicável. Ela é restritiva, não garante um desenvolvimento”, reforçou.

Georgeano é auditor de carreira e ex-administrador do Recanto das Emas. Na política, tentou se eleger deputado distrital em 2014, pelo então PMDB, mas os 6.657 votos não foram suficientes. Mas um dos momentos mais críticos da carreira ocorreu em 2010, quando ele foi exonerado do cargo de presidente da Agefis pelo então governador do DF, Rogério Rosso. “O trabalho da Agefis nunca foi de boicote. Nós entendemos que somos servidores do Estado e estamos aqui para servir o Estado. Àquela época, existia um crescimento muito grande e acelerado; então, era preciso estabelecer, primeiro, um freio, mas hoje a situação é bem diferente. Temos propostas de regularização e um encaminhamento do que deve ser feito”, resumiu.

Mudanças
Ibaneis Rocha fez mudanças ontem no comando de dois órgãos do Distrito Federal. O distrital Wellington Luiz (MDB), anunciado como futuro presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô/DF), será remanejado para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). 

Mais um do governo federal
O governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), mudou o comando da Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap). Ele havia anunciado a permanência de Júlio César Reis à frente da empresa pública, mas, ontem, decidiu indicar para o cargo o atual ministro da Saúde, Gilberto Occhi, ligado ao PP. Segundo assessores de Ibaneis, não se trata de uma indicação partidária, mas de uma escolha pessoal do futuro chefe do Palácio do Buriti. Júlio César deverá permanecer na equipe da Terracap. 

O advogado mineiro, formado pela Universidade de Vila Velha (ES) e pós-graduado nas áreas de gestão empresarial e comércio exterior, presidiu a Caixa Econômica Federal (CEF) de junho de 2016 a março deste ano, quando assumiu o Ministério da Saúde.

Occhi é funcionário de carreira da CEF desde novembro de 1980 e ocupou os cargos de ministro da Integração Nacional, entre janeiro de 2015 e abril de 2016, e de ministro das Cidades, entre março e dezembro de 2014. No comando da Terracap, Occhi terá a missão de conduzir a regularização de condomínios, com a venda direta de lotes, e a licitação de terrenos de propriedades da empresa. Também é atribuição tirar do papel parcerias público privadas, como a do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Por Helena Mader - Alan Rios - Fotos: Renato Alves/Transição - Blog - Google - Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem