Nova
ponte sobre o lago será opção para evitar trânsito na barragem A empresa JC
Gontijo manifestou ao governador Ibaneis Rocha (MDB) interesse em firmar uma
parceria público-privada (PPP) para a instalação do trecho, que ligaria a
Estrada Parque do Contorno e a Estrada Parque Dom Bosco
Proposta abordada nos corredores do Palácio do
Buriti pelo menos desde 2015, a construção de uma ponte sobre o Lago Paranoá
voltou à pauta. A empresa JC Gontijo manifestou ao governador Ibaneis Rocha
(MDB) interesse em firmar uma parceria público-privada (PPP) para a instalação
do trecho, que ligaria a Estrada Parque do Contorno e a Estrada Parque Dom
Bosco. A perspectiva é de que a via seja uma alternativa à Barragem do Paranoá
para o tráfego de veículos — em fevereiro, o Ministério Público do
Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ajuizou uma ação civil pública para
barrar o trânsito de automóveis na região.
Apesar da ofensiva dos promotores, o Executivo
local garante a segurança da pista localizada sobre a barragem, construída
apenas para permitir a manutenção da usina hidrelétrica, e não pretende
interditá-la totalmente. Ainda assim, avalia embarcar no projeto. “É uma
barragem segura, o que está atestado por todos os laudos. Mas, mesmo assim, a
viabilidade do transporte é muito difícil, porque só temos duas vias. Nós temos
um trânsito muito grande e, em caso de acidente, você fecha toda região”,
pontuou Ibaneis. A nova ponte ficaria em paralelo e próxima à barragem. Acima
ou abaixo, a depender dos estudos e custos da obra.
O chefe do Buriti frisou não ter definido o modelo
de concorrência ou de financiamento da obra, tampouco o valor da intervenção. O
emedebista levantou a possibilidade de o projeto ser concretizado por meio de
uma PPP ou de financiamentos internacionais. “Estamos tentando liberar o DF
para esses financiamentos e vamos ver qual é a melhor modelagem para essa obra.
Várias agências nos procuraram, como o Banco de Desenvolvimento da China, a
Agência de Desenvolvimento Francesa. Todos eles têm se colocado à disposição
para esses projetos, principalmente na área de infraestrutura”, detalhou.
O diretor presidente do Departamento de Estradas de
Rodagem (DER/DF), Fauzi Nacfur, frisou a importância da intervenção. Em 7 de fevereiro,
ele havia anunciado que o órgão conduzia estudos para iniciar o projeto de
implementação da ponte ainda em 2019. “A via que passa pela Barragem do Paranoá
tem uma faixa de cada lado. A capacidade dessa pista não comporta mais os 26
mil a 30 mil veículos que passam por lá diariamente. Além disso, uma nova ponte
daria mais segurança viária, porque a usada hoje tem relevos dos dois lados”,
argumentou. Apesar de atestar a estabilidade da estrutura, o governo determinou
a proibição do tráfego de caminhões na pista, que passa a valer na sexta-feira.
A possibilidade de construção de uma ponte sobre o
Lago Paranoá não é novidade. Em 2015, na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), o
DER/DF anunciou a intenção de tocar o projeto. O modelo da pista e o local exato
seriam escolhidos por meio de um concurso nacional promovido pelo governo, em
parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF). A proposta,
entretanto, não saiu do papel.
Ana
Viriato – Foto: Breno Fortes/CB/D.A.Press – Correio Braziliense