test banner

A capital em Portugal - (Ibaneis Rocha no DEM, ou no PDT...?

A capital em Portugal
O governador Ibaneis Rocha (MDB) está em Lisboa e ontem participou de seminário promovido pelo IDP, do ministro Gilmar Mendes. Encontro de advogados, juristas e políticos. Entre os presentes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que está no centro da controvérsia sobre o inquérito das fake news e da censura à imprensa. Também está em Lisboa o presidente do STJ, João Otávio Noronha. Ibaneis viajou a convite do evento.

Marcola e o debate sobre a segurança
Ao lado do ex-ministro da Segurança Raul Jungmann, Ibaneis Rocha palestrou no primeiro painel do evento, sobre Segurança Pública, moderado por Leandro Daiello, ex-diretor-geral da Polícia Federal. Depois, o governador do DF participou como orador do painel de encerramento sobre Relações Institucionais entre Poderes. No debate sobre segurança pública, Ibaneis voltou a tratar da questão da transferência do líder do PCC, Marcos Camacho, o Marcola, para o presídio federal de segurança máxima de Brasília. “No caso dos presídios federais, o problema não são os bandidos presos. Esses estão seguros lá dentro. Mas há um entorno, comparsas que acompanham a movimentação dos chefes e que podem causar insegurança nas regiões próximas”, afirmou.

Pedido de ajuda da União
Ibaneis também tratou do financiamento da segurança pública e defendeu  ajuda do governo federal para combater a criminalidade. “Hoje os estados são penalizados com os custos da segurança. Já que a responsabilidade é estadual, a verba deveria ser proporcional. É preciso que a União transfira essa verba porque hoje são construídos os presídios, mas o custeio fica na responsabilidade do governo estadual”, apontou. E acrescentou: “A segurança pública no Brasil tem jeito, mas é preciso trabalhar integradamente, com inteligência comum e ações conjuntas. Mas isso depende muito da União, que ainda está distante”. Seria um recado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que estava presente e debateu o pacote anticrime no seminário do IDP, em Lisboa.

Ibaneis no DEM?
Nas conversas em Lisboa, políticos comentam sobre a possibilidade de o governador Ibaneis Rocha trocar o MDB pelo DEM, ou, pelo menos, assumir o controle no Distrito Federal da legenda, presidida pelo ex-deputado Alberto Fraga. Os dois são inimigos desde a campanha. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), é um dos presentes do seminário do IDP em Portugal. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), também estava confirmado. Mas não embarcou. O assunto bombou. Ibaneis criou resistências no MDB depois de pedir o afastamento de políticos enrolados, como Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, mas tem afinidade com o ex-presidente Michel Temer.

Unanimidade é difícil
Para chegar ao DEM, Ibaneis tem de resolver alguns obstáculos. Ele tem uma ótima relação com Rodrigo Maia (DEM/RJ), mas precisa desatar os nós com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), com quem não tem uma grande amizade.

Ou no PDT...
Outra possibilidade apontada entre políticos é de que Ibaneis migre para o PDT. Ele tem recebido elogios públicos do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e quase se aliou à legenda na campanha. Hoje tem em sua equipe um representante do partido: Léo Bijos, da Secretaria de Juventude. 

Dados sobre meio ambiente abertos
O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, abrirá amanhã para o público a base de dados do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-DF), uma demanda antiga de empresas da construção civil e de consultorias. A ferramenta detalha informações necessárias para o licenciamento ambiental de empreendimentos, como os riscos ecológicos de cada área e a vocação do local para atividades produtivas. Os dados serão apresentados amanhã às 10h  no Centro de Visitantes do Jardim Botânico.

Fotos para homenagear Brasília
Terminam no próximo domingo as inscrições para o concurso Olhar Brasília, que vai premiar fotografias de profissionais e amadores sobre a cidade, em comemoração aos 59 anos da capital. As fotos poderão ser feitas até com o celular e têm chance de vencer a disputa quem captar com sensibilidade as belezas de alguma parte do território do Distrito Federal, entre todas as regiões administrativas. Com o tema “A beleza da capital que se revela”, o concurso tem inscrições gratuitas e marca a temporada deste ano do movimento “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo”, idealizado pelas jornalistas Márcia Zarur e Samanta Sallum. As inscrições podem ser feitas no site http://www.olharbrasilia.com/


Ana Maria Campos - Coluna "Eixo Capital" - Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem