Faça chuva ou sol, parabéns, Brasília! Nem o temporal da tarde de ontem impediu milhares de pessoas de celebrarem o aniversário de 59 anos da capital na Esplanada dos Ministérios
*Por Walder Galvão
Mesmo com as chuvas fortes que atingiram a capital ontem, 20 mil pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios para celebrar Brasília e comemorar os 59 anos da cidade. Ao som de ritmos musicais variados, os brasilienses curtiram o domingo de Páscoa celebrando a cidade. O ápice da festa foi a apresentação da cantora Anitta, que subiu aos palcos às 22h.
Depois de uma manhã de sol forte, o temporal chegou a atrapalhar a programação no meio da tarde. As atrações foram interrompidas por cerca de duras horas e equipamentos do som foram danificados, mas equipes trabalharam rapidamente para dar continuidade ao evento. Por volta das 18h, as bandas e os DJs retornaram aos três palcos montados para o evento e a comemoração recomeçou.
Por causa das chuvas, os brasilienses curtiram os shows, à noite, com o pé na lama. O gramado da Esplanada ficou tomado pela água e quem podia se virava para não ficar sujo. No entanto, com o passar da festa, muitos desistiram de manter os calçados limpos e se jogaram na diversão sem se preocupar com a limpeza.
O vendedor Pedro Henrique Ramos da Silva, 20 anos, nunca perde as comemorações oficiais do aniversário da capital. Apaixonado pela cidade, ele admira principalmente a arquitetura moderna. “É difícil definir meu lugar preferido. Temos muitos monumentos bonitos, a própria Esplanada, a Torre de TV e muitos outros”, ressaltou. O jovem chegou às 17h na Esplanada para assistir aos shows. “Estou muito empolgado. Quase não temos eventos assim em Brasília e não podemos ficar desanimados, ainda mais por conta de chuva”, brincou.
Morador de Taguatinga, o agente aeroportuário Antônio José Guilhon, 20, estava acompanhado do marido, o cabeleireiro Lucas Guilhon, 22, para prestigiar a programação da celebração. “Essa é a quarta vez que venho à Esplanada nesta data. Este ano, é mais especial ainda, porque estou com meu esposo e em um show da Anitta”, frisou Antônio.
Apesar da chuva no início da tarde, o casal não desanimou. “Chegamos por volta das 15h e enfrentamos toda a chuva, não saímos do lugar, para garantir um espaço em frente ao palco”, afirmou Lucas. Ele aproveitou a comemoração para elogiar Brasília: “Adoro morar aqui, é uma cidade muito tranquila e organizada.”
Para garantir a segurança no evento, havia intensa presença das forças de segurança. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito (Detran-DF) acompanhavam a movimentação de pessoas. Cerca de 800 militares trabalharam durante a festa. A todo momento, policiais militares faziam revistas no público. Até o fechamento desta edição, não havia registro de ocorrências graves.
Civismo, aviões e famílias
A festa pelos 59 anos de Brasília começou cedo, com o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. Logo depois, a Esquadrilha da Fumaça fez um show no céu da capital, com manobras radicais. O grupo de sete aeronaves deixou o público de boca aberta, que retribuiu com muitos aplausos.
A festa pelos 59 anos de Brasília começou cedo, com o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. Logo depois, a Esquadrilha da Fumaça fez um show no céu da capital, com manobras radicais. O grupo de sete aeronaves deixou o público de boca aberta, que retribuiu com muitos aplausos.
“Achei tudo lindo, desde o começo, com a troca da bandeira. Mas a apresentação dos aviões foi a mais emocionante. Não sei como conseguem fazer aquilo. Levei cada susto com as voltas que eles davam”, disse, com os olhos brilhando, a estudante Alana Moreira, 14 anos.
O sol forte e o calor não impediram a diversão no gramado da Esplanada dos Ministérios, onde brinquedos infláveis, apresentações circenses, roda de capoeira e muita música animaram quem passava pelo local.
O servidor público Webert Dennis, 44, aproveitou a manhã com a família. Levou bicicletas para andar com a mulher, a enfermeira Emanuelle Webert, 34, e os três filhos Davi Webert, 7, Bernardo Webert, 4, e Alice Webert, 2. “Chegamos cedo. A festa está muito animada. É um momento de proporcionar lazer para a família”, ressaltou Webert.
Morador de São Sebastião, o estudante Edeno Silva, 17, também foi acompanhado da família. Ele tirou um tempo para fazer uma das coisas que mais ama, andar de skate. O jovem achou a estrutura da festa deste ano melhor que a de aniversários anteriores. “A única coisa que eu preferi do ano passado foi o show do Mano Brown, mas de resto está bem melhor agora”, elogiou o brasiliense.
Autoridades
Autoridades
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o vice-governador, Paco Britto (Avante), além de outras autoridades, participaram das cerimônias pela manhã. “Estamos aqui celebrando com muita alegria, com uma cerimônia cívica, que é tão importante para a cidade. E isso não é para mostrar só para quem aqui reside, mas, também, aos brasileiros, que essa é a capital da República e que esse aniversário é de todos os brasilienses”, disse o chefe do executivo local.
Bolo de aniversário
Após a cerimônia da troca da Bandeira Nacional, o governador Ibaneis Rocha (MDB) cortou o bolo de aniversário dos 59 anos da capital e serviu crianças e convidados que prestigiaram o evento. Em seguida, ele participou a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, também na Praça dos Três Poderes.
Após a cerimônia da troca da Bandeira Nacional, o governador Ibaneis Rocha (MDB) cortou o bolo de aniversário dos 59 anos da capital e serviu crianças e convidados que prestigiaram o evento. Em seguida, ele participou a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, também na Praça dos Três Poderes.
Ibaneis anunciou uma festa ainda melhor no ano que vem, quando a cidade completa 60 anos. “Vamos aproveitar para fazer uma festa lindíssima. Fica o convite para todos os brasilienses e toda a população brasileira para que já coloquem na agenda. Em 21 de abril de 2020, teremos a festa mais bela da história desta cidade”, afirmou o governador.
(*) Walder Galvão - Caroline Cintra - Fotos: Ed Alves/CB/D.A.Press - Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Ana Rayssa/CB/D.A.Press - Lúcio Bernardo/Agência Brasília Correio Braziliense
Tags
BRASÍLIA - DF