test banner

Dois finais de semana para a 5ª Festa da Goiaba: (7 (sábado), 8 (domingo)

Dois finais de semana para a 5ª Festa da Goiaba. Fruta é a mais cultivada nas lavouras do Distrito Federal  

Tem início neste sábado (7), em Brazlândia, a 5ª Festa da Goiaba, evento que celebra o cultivo da fruta que é a mais abundante nas lavouras do Distrito Federal. Pela primeira vez uma edição do festejo será realizada em dois finais de semana. A Festa da Goiaba é realizada pela Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em parceria com a Emater-DF, a Administração Regional de Brazlândia e a Secretaria de Agricultura. 

Na abertura do evento será cortado um bolo de goiaba com 5 metros de comprimento em alusão à quinta edição do evento. Durante a festa, o visitante poderá comprar produtos derivados de goiaba, além da própria fruta. Doces, geleias, licores, bolos, tortas e outros alimentos preparados pelos produtores das áreas rurais de Brazlândia — onde está concentrada a maior parte do cultivo da goiaba — estarão à venda nos estandes do evento. 

Região de Brazlândia abriga 90 produtores de goiaba:Foto: Emater  Divulgação 
A 5ª Festa da Goiaba terá ainda uma oficina de produtos derivados da fruta, realizada pelo Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, concurso de receitas e exposição e comercialização de flores e plantas ornamentais, na Florabraz. 

A feira terá 24 estandes de produtores de flores do Distrito Federal e acontecerá na quadra de esportes da Arcag. De olho na qualificação dos agricultores atendidos pela Emater-DF, a empresa oferecerá oficinas técnicas — uma sobre controle de pragas e doenças no cultivo, nesta sexta-feira (6), e outra abordando novas cultivares da fruta, na próxima terça-feira (10). 

A região de Brazlândia abriga 90 produtores de goiaba. A produção da fruta ocupa 300 hectares, com uma produtividade de 30 toneladas por hectare. A Emater-DF estima que a produção pode ultrapassar as 9 mil toneladas colhidas em 2019. 

Atualmente, as variedades mais comuns cultivadas no Distrito Federal são a Pedro Sato, Sassaoka e Paluma. 

Serviço: O quê: 5ª Festa da Goiaba; Quando: 7 (sábado), 8 (domingo), 13 (sexta), 14 (sábado) e 15 (domingo) de março; Abertura oficial: sábado (7), às 10h – corte do bolo comemorativo, com 5 metros de comprimento; Onde: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF; Entrada franca. 




Agência Brasília * Com informações da Emater-DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem