test banner

Sejus-DF: Proteção a idosos: Programa Hotelaria Solidária entra em nova fase


Proteção a idosos: Programa Hotelaria Solidária entra em nova fase

O Programa "Sua Vida Vale Muito - Hotelaria Solidária" completou um mês de hospedagem de aproximadamente 300 idosos no Brasília Palace Hotel. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), dividida em três etapas, entrou na sua segunda fase. A primeira foi de acolhimento, onde as pessoas se conheceram, tiveram acompanhamentos iniciais de saúde, atendimento psicológico e encontraram espaço com segurança para viver momentos agradáveis com oficinas e aulas ao ar livre. Todo esse cuidado foi tomado para que elas se sentissem em casa e protegidas da Covid-19.

Nesse segundo mês de hospedagem foram normatizados protocolos para contextualizar as ações de prevenção e garantir a convivência saudável nesse período de pandemia. Nesta semana, todos idosos e servidores que trabalham no hotel passaram mais uma vez por novos exames e testaram negativo para o novo coronavírus.
A Secretária da Sejus, Marcela Passamani, chama a atenção para este momento em que a temperatura está em declínio com a proximidade do inverno e diminuição do isolamento social. Para ela, o bem estar dos idosos depende de toda a sociedade para garantir o cuidado que eles merecem.

“No primeiro mês do programa fizemos toda a abordagem sistêmica dos hóspedes, com atendimentos de saúde, psicológico e social. Nesta segunda etapa já temos o perfil dos idosos e estabelecemos protocolos já previstos inicialmente, onde a gente pode compatibilizar as ações com o momento, aumentando os cuidados para esta população. Temos necessidade maior agora de separá-los em pequenos grupos e, em função do período de frio, estaremos mais atentos à imunidade desses hóspedes. E é fundamental a colaboração de todos”, disse Marcela Passamani.

Confira os protocolos adotados no Brasília Palace Hotel: Convivência; Dentre as medidas que constam nos protocolos está a adoção de pulseiras coloridas identificadoras, dividindo os hóspedes em pequenos grupos. Cada cor representa uma escala, com seus devidos horários de refeição, circulação e atividades físicas. Mesmo com as escalas, os idosos são orientados a manter o distanciamento social entre eles e a utilização das máscaras.

Alimentação: Para garantir a segurança alimentar, as refeições são servidas individualizadas e por meio de uma divisória de acrílico para evitar contatos.

Saúde: É realizado o acompanhamento diário da temperatura e do quadro clínico de todos os hóspedes e o acompanhamento semanal via scanner infravermelho para monitoramento de condições das vias áreas. O programa conta com uma equipe de saúde permanente 24h, sete dias por semana. O idoso que sair do hotel, por motivo de acompanhamento médico, ao voltar precisará cumprir quarentena de 10 dias.

Funcionários e colaboradores: Os idosos só terão contato direto com pessoas que trabalham exclusivamente no hotel. É importante citar que todos os trabalhadores do projeto utilizam meio de transporte próprio ou estão hospedados em hotéis, minimizando riscos de contaminação. Também é realizada, a cada 15 dias, a testagem em massa dos colaboradores do hotel, funcionários do governo, além dos idosos.

É importante salientar o uso obrigatório de utilização de Equipamento de Proteção Individual - EPI - completo  (capote, face shield, luva, máscara) para transitar nas dependências do hotel por qualquer colaborador habilitado. Todos os funcionários e colaboradores tem a temperatura aferida diariamente. As entradas no perímetro do hotel estão restritas, e somente funcionários identificados são permitidos e autorizados. Foi criado o grupo de trabalho multidisciplinar para planejamento e mitigação dos riscos da Covid-19 no hotel.

Saiba mais sobre esta ação: O programa "Sua Vida Vale Muito - Hotelaria solidária" selecionou idosos que se encontravam em situação de inadequação domiciliar para se hospedarem temporariamente em hotéis, com vistas a proteger esta população que tem maior risco de contaminação pelo coronavírus. No momento, aproximadamente 300 idosos estão no Brasília Palace Hotel que, para o Governo do Distrito Federal (GDF), poderiam vir a representar número correspondente em leito hospitalar ou UTIs. Eles começaram a chegar ao local dia 22/4.

Os idosos selecionados têm 60 anos ou mais, residem no Distrito Federal, moram em domicílio onde não é possível o isolamento domiciliar e/ou que estejam compartilhando moradia com pessoas infectadas ou com suspeitas de infecção pelo coronavírus e impossibilitados de se manterem em isolamento social.

Ainda são requisitos: ser de baixa renda, conforme critérios estabelecidos pelo Decreto que dispõe sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo do Distrito Federal; ter capacidade de autocuidado e autonomia para locomoção, bem como capacidade para realizar sua própria higiene pessoal e de fazer, sem dificuldades e sem ajuda, todas as atividades diárias.







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem