test banner

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem alerta para aumento de denúncias

Dados divulgados pelo Disque 100, no último dia 2/6, apontam 48.446 denúncias de violações de direitos das pessoas idosas, um crescimento de 30% no comparativo dos anos de 2018 e 2019. O DF fechou 2019 com 989 denúncias, aumento de 29%. Esse é o cenário atual, neste momento em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. 
A Sejus tem entre as suas atribuições a formulação de políticas públicas para os idosos e alerta para os dados do Disque 100. Para a secretária da Sejus, Marcela Passamani, “os números revelam uma situação preocupante de violência no Brasil e que demandará o aprimoramento das políticas públicas para essa população que é mais vulnerável, ainda mais em tempos de isolamento social com a pandemia da Covid-19”. 

As denúncias recebidas pelo Disque 100 relacionadas à pessoa idosa, a Sejus as encaminha para o Conselho Distrital dos Direitos do Idoso quando são referentes a casos ocorridos em Instituições de Longa Permanência de Idoso (ILPIs). As demais são enviadas pelo Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos para os órgãos competentes. 

Políticas Públicas : Dentre as políticas públicas implantadas pela Sejus para a pessoa idosa está a implantação de três telecentros nas cidades de São Sebastião, Recanto das Emas e Sol Nascente. Eles visam a inclusão digital social e comunitária da pessoa idosa e a ideia é implantar um em cada região administrativa. Ainda, a reativação dos Centros de Convivência, já tendo em funcionamento um no Recanto das Emas e um no Paranoá. Eles prestam serviços de terapia ocupacional, oficinas, atividades físicas e acompanhamento médico, além de outras modalidades de lazer e interação comunitária. 

Para os próximos anos está prevista a implantação da clínica móvel de saúde para a pessoa idosa e a construção da primeira Instituições de Longa Permanência de Idoso pública para acolher os idosos de baixa renda. 

Serviço : Uma forma de contribuir para fim da violência é com a denúncia!. Disque 100; Decrin, Ligue 197 ou delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem