A criação de uma comissão para
acompanhar as políticas públicas voltadas ao ciclismo, a elaboração de estudos
técnicos para melhorar a sinalização e o trânsito nas obras viárias e o
lançamento de campanhas educativas são algumas das soluções apresentadas pelo
GDF aos representantes de ciclistas que foram ao Palácio do Buriti nesta
quinta-feira (5) encaminhar um documento com reivindicações da categoria.
“Sempre fomos bem-recebidos, e
sabemos que nossas propostas também serão bem-recebidas”, declarou um dos
organizadores do movimento, Eduardo Guimarães. Ele disse esperar apoio do GDF e
citou a ONG Rodas da Paz – organização que, conforme informou o titular da
Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Valter Casimiro, já faz parte do
Conselho de Transporte do DF.
Ciclistas e trânsito: Segundo
Eduardo, o DF tem aproximadamente 140 grupos organizados de usuários de
bicicleta como meio de transporte e/ou de lazer. “Nós, dos grupos de pedal,
fazemos um trabalho incessante com os ciclistas, pedindo para que respeitem as
leis de trânsito e que os motoristas as respeitem também”, destacou.
O secretário de Transporte e
Mobilidade reforçou: “Precisamos ver como melhorar o controle de
velocidade nas vias, fazer a interligação das ciclovias e criar conselhos para
acompanhar o planejamento e a aplicação de recursos para melhorar a malha cicloviária”.
“Já existem várias medidas por
parte do GDF, mas sabemos que podemos melhorar, e por isso estamos ouvindo os
movimentos para juntos buscarmos as soluções dos problemas viários” (Valter
Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade)
Casimiro lembrou que Brasília é a única cidade do país onde há uma lei
que determina a construção de uma ciclovia a cada vez que uma rodovia for
concluída. “Então, já existem várias medidas por parte do GDF, mas sabemos que
podemos melhorar, e por isso estamos ouvindo os movimentos para juntos
buscarmos as soluções dos problemas viários”.
Ações alinhadas: Assim como a Semob, o Departamento de Trânsito do
DF (Detran) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) estão engajados
nos estudos para implantar medidas que beneficiem tanto usuários de bicicleta
quanto pedestres e motoristas.
“Temos buscado, cada dia mais, conscientizar a sociedade sobre a
necessidade de respeito aos ciclistas”, ressalta o diretor-geral do Detran,
Zélio Maia da Rocha. “Temos que acabar com a cultura de que Brasília é cidade
para carro e criar a cultura do respeito no trânsito, por meio de campanhas
educativas. O condutor do carro, muitas vezes, encara o ciclista e o pedestre
como seus rivais no trânsito.”
“Temos que acabar com a cultura de que Brasília é cidade para carro e
criar a cultura do respeito no trânsito, por meio de campanhas educativas”
(Zélio Maia da Rocha, diretor-geral do Detran)
Algumas dessas ações já se encontram em andamento, pontua o
diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, – como as campanhas permanentes do
Detran que levem eventos às regiões administrativas (RAs). “Vamos também lançar
uma campanha maciça de proteção ao motociclista, ciclistas e pedestres, porque
temos de pensar que os espaços públicos são de todos, onde o menor tem de ser
respeitado pelo maior”, reforça.
“Podemos dizer hoje que Brasília
tem a maior malha cicloviária do país” (Fauzi Nacfur Junior, diretor-geral do
DER)
Fauzi ressalta que o órgão
tem trabalhado de acordo com a orientação da Semob. “Por isso podemos dizer
hoje que Brasília tem a maior malha cicloviária do país”, afirma. A educação no
trânsito é uma das prioridades do GDF, atenta Fauzi.
“Não vamos chegar aos nossos objetivos sem a educação no trânsito, e por
isso, com orgulho, lembro que o DER tem a Transitolândia, a cidade do trânsito,
que o órgão compartilha todos os dias com as escolas para a educação de
crianças de 10 a 14 anos”, destaca. “Acreditamos nesse projeto, porque essas
crianças serão, daqui a alguns anos, os motoristas, os ciclistas e os pedestres
das vias do Distrito Federal. Assim, vamos conseguir atingir a meta de zerar os
acidentes e mortes no trânsito.”
*Com informações da Semob