A CEB Distribuição está em processo
avançado de privatização. Há planos de parcerias para Metrô-DF, Rodoviária do
Plano Piloto e Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), mas os casos
são diferentes por não haver previsão de venda. Confira o detalhamento dos
projetos para cada estatal:
“Para colocar o metrô minimamente viável, teríamos de investir entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões, dinheiro que não existe na esfera pública”, disse, à época. “O metrô vai continuar tendo passagem subsidiada, mas por meio de uma empresa. O estudo que foi aprovado fala em renovar todos os trens, a malha e o sistema de energia”, detalhou Ibaneis ao Metrópoles.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a ideia é transferir à iniciativa privada a gestão, manutenção e operação dos serviços de transporte metroviário por 30 anos. O Tribunal de Contas do DF (TCDF) deve analisar a concessão antes da publicação da licitação.
“Ali é um ponto que precisa ser administrado pelo privado, de modo a transformar o espaço em um grande shopping a céu aberto, onde as 700 mil pessoas que frequentam a rodoviária tenham condições de passar por um ambiente de dignidade, coisa que o Poder Público não consegue fazer”, afirmou Ibaneis à Grande Angular.
Em razão de críticas, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, anunciou, em agosto, que seria ampliado o número de vagas gratuitas para moradores de quadras residenciais do Plano Piloto e do Sudoeste. À época, o gestor informou que a nova proposta está em fase de elaboração.
Segundo estimativas da Semob, a Zona Verde deve cobrar por cerca de 100 mil vagas no centro do DF. Desse total, 73 mil serão em áreas residenciais. A proposta é conceder o espaço, via licitação, para uma empresa privada por 30 anos.
Isadora Teixeira - Grande Angular - Fotos: Igo Estrela - Hugo Barreto - Myke Sena - Jacqueline Lisboa - Blog-Google - Metrópoles