test banner

Covid-19: GDF demonstra preocupação com número de mortes no DF

Covid-19: GDF demonstra preocupação com número de mortes no DF. O governo tem feito alertas sobre os riscos de crescimento acelerado da covid-19 na capital e apresentado ações contra a pandemia. 

O momento é de preocupação. Há a vacina no horizonte, mas sem definições claras no plano nacional — que será seguido pelo Executivo local — as consequências de a pandemia sair do controle podem ser drásticas. Dados do Ministério da Saúde mostram que o DF é a segunda unidade da federação com maior coeficiente de mortalidade por causa da doença.


Vacina: O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, reúne-se hoje com representantes do Ministério da Saúde. Vai apresentar resultados e os planejamentos do Distrito Federal para a vacinação. Alguns governadores também devem se encontrar com integrantes da pasta para cobrar agilidade na disponibilização da vacina.

Sem armas: O governador Ibaneis Rocha (MDB) vetou integralmente projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa que previa que agentes socioeducativos do Distrito Federal tivessem porte de arma de fogo. O texto era do distrital Reginaldo Sardinha (Avante). Em junho, a Procuradoria-Geral da República se manifestou sobre norma semelhante do Rio de Janeiro e avaliou que a medida era inconstitucional.

Prorrogação: A Ordem dos Advogados do Brasil no DF decidiu prorrogar para 1º de fevereiro o prazo para pagamento da anuidade com desconto e da primeira parcela. Também foi adiada a data limite para adesão ao programa de pagamento de atrasados, Recupera-DF. A ideia é dar fôlego para os advogados — que tiveram, como outras categorias, um ano complicado em 2020 — quitarem os débitos.

Turismo e lazer: O GDF tem apostado no retorno de atividades turísticas no DF. A comunicação do governo local frisou em algumas oportunidades a possibilidade de passeios e visitas que poderiam ser feitas sem que as normas sanitárias fossem quebradas. Entre as opções estão as visitas guiadas ao Zoológico, a iluminação na região central, o Centro Histórico de Planaltina e a Casa do Cantador, em Ceilândia.

Carteira de motorista antes dos 18 anos: Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa quer que jovens do DF possam começar aulas teóricas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) três meses antes de completarem 18 anos. Segundo o autor da proposta, o distrital Hermeto (MDB), a medida poderia ajudar no ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho. Resta saber se uma mudança assim é constitucional…


Alexandre de Paula – Coluna “Eixo Capital” – Foto: Ed Alves/CB/D.A.Press – Correio Braziliense.



 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem