test banner

Sejus-DF: Justiça e Cidadania desenvolve (Site 29/01) voltado para pessoas Trans

Secretaria de Justiça e Cidadania desenvolve site voltado para pessoas Trans.

Com o intuito de expandir o direito ao uso do nome social, a SEJUS lança site com um guia prático, para dar entrada na retificação de prenome e gênero. A ação ganha mais relevância com a sansão da nova Lei, que permite o uso do nome social na lápide e certidão de óbito.



A cerimônia de lançamento do site “Cidadania Trans” e sanção da Lei que garante o respeito ao nome social em lápides e certidões de óbito vão ocorrer na próxima sexta-feira (29), dia em que se comemora no Brasil o Dia da Visibilidade Trans. As ações fazem parte da programação da SEJUS, na *Semana de Visibilidade Trans. A iluminação especial do palácio do Buriti também faz parte do calendário e vai ser mantida até o dia 29. (https://bit.ly/2YkpXir)



Neste ano, em função da pandemia causada pelo coronavírus, não será possível realizar os atos nos mesmo moldes dos anos anteriores, como a “Solenidade em Homenagem às Pessoas Trans” e o “Ato Contra a Transfobia”. Contudo, a data será marcada por mais um avanço e reconhecimento dos direitos da população trans.


A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania lançará, de forma exclusiva e inovadora, um guia voltado a ajudar pessoas trans no processo de retificação de prenome e gênero.



O guia está hospedado dentro do site, e amplia o direito das pessoas trans de retificarem seu prenome e gênero nos cartórios brasileiros, sem a necessidade de um processo judicial, como era feito no passado. As pessoas trans possuem o anseio em realizar a mudança nos documentos, e apesar de ser um processo mais rápido, existem alguns passos que devem ser seguidos.


                                                                                                                                  Desta forma, o site com o Guia Prático, para Retificação de Prenome e Gênero de Pessoas Trans do Distrito Federal, vai orientar e permitir de maneira menos burocrática, com linguagem simples e acessível, quem deseja requisitar o direito ao uso do nome social.



“Cerimônia Cidadania Trans”- Data: Sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2021
Horário: 9h30. Local: Salão Nobre, Palácio do Buriti - (Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da SEJUS). 
 


                                   



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem