test banner

Vacina: Enfermeira do Hran é primeira imunizada no DF

Vacina contra Covid-19: enfermeira do Hran é primeira imunizada no DF: 'Sentimento de esperança', diz Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos, trabalha no pronto-socorro da unidade de saúde. Campanha começou nesta terça-feira (19). Enfermeira do Hran é primeira imunizada no DF

A primeira moradora do Distrito Federal a ser vacinada contra a Covid-19 é uma enfermeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos, trabalha desde o início da pandemia, há 10 meses, na linha de frente, no combate ao novo coronavírus.
 

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou nesta terça-feira (19), no Distrito Federal, por volta das 10h. A Secretaria de Saúde promove uma solenidade para imunizar as primeiras pessoas, todos profissionais da pasta. Ao G1, minutos antes de receber a dose, Lídia contou que está animada, "tremendo um pouco", e que o sentimento do momento também é de "esperança". "Estou confiante que vai dar tudo certo. A gente esperou muito tempo e ela chegou [a vacina]."


A enfermeira, que trabalha no pronto-socorro do Hran, é moradora do Sudoeste, disse que a chegada da vacina na capital é um "alívio" para a população. Além dela, também tomaram as doses no Hran, durante a solenidade: Técnica de enfermagem Karina de Jesus Silva, Fisioterapeuta Ana Paula Barbosa Pereira, Médica Juliana Bento da Cunha, Auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo, Vigilante Pedro Teodoro.

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou do ato, ao lado do secretário de Saúde Osnei Okumoto. A aplicação da primeira dose da Coronavac na capital do país ocorre ao mesmo tempo em que o DF registra 264.227 infectados pelo novo coronavírus, e total de vítimas chega a 4.427.


Doses da vacina CoronaVac chegam no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki - Agência Saúde DF

Quem deve se vacinar: Nesta primeira fase, serão imunizados os idosos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento, além de indígenas e profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, nas redes pública e privada. Segundo a Secretaria de Saúde, estão disponíveis na capital 106.160 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
 

A pasta afirma que, neste momento, a aplicação das doses vai ocorrer em 16 unidades de saúde. O público-alvo desta primeira etapa é estimado em 53.080 pessoas. Não há data definida para o atendimento do restante da população. Duas doses A CoronaVac compreende a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias entre elas. O total recebido pela Secretaria de Saúde é suficiente para aplicar as duas doses em todo o público-alvo desta primeira fase. 


Segundo a pasta, os pacientes devem guardar o comprovante da primeira dose para apresentar no retorno. Ambos atendimentos devem ocorrer na mesma unidade de saúde. Cuidados após a vacinação Ao anunciar o início da vacinação, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valério, reforçou que as medidas de prevenção devem continuar até mesmo entre os imunizados. "Até que nós consigamos fazer a prevenção de toda a população do Distrito Federal, permanece a orientação do uso de máscara, higienização das mãos e manter a distância", destacou.


Por Walder Galvão, G1 DF



 

 


1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem