O Dia dos Namorados é celebrado no Brasil em 12 de junho
desde 1949. A data ajudou a aquecer o mercado nesse mês, considerado fraco em
vendas. No Brasil, é a terceira celebração de mais movimento no comércio, atrás
apenas do Dia das Mães e do Natal. Pesquisa do Instituto Fecomércio DF aponta
as expectativas de consumo. Dos entrevistados, 55,36% vão presentear. O valor
médio da compra será de R$ 114,45.
Os românticos: Homens aparecem na pesquisa como mais românticos.
Eles vão presentear mais do que as mulheres. A parcela do segmento masculino
que iráàs compras é maior (60,76%) que a feminina (47,56%). E, desta vez,
a maioria dos entrevistados optará por pagamento à vista (33%). O cartão de
crédito vem em segundo lugar (30%).
Dificuldade financeira: Em 2018, ano em que a última pesquisa do Dia dos
Namorados foi realizada pelo Instituto Fecomércio DF,
registrou-se a média de R$ 267,81, ou seja, houve, neste ano,
variação real de -62,71%, considerando a inflação do período. A dificuldade
financeira enfrentada neste período de pandemia é a principal justificativa
apontada pelos entrevistados para gastos menores em 2021.
Dia e horário: O dia indicado como preferido para comprar foi o
sábado (37,01%), e o horário preferido, o turno da tarde (42,79%). Os
produtos mais escolhidos para presentear são: Roupas/Acessórios (29,12%);
Calçados/Acessórios (19,12%), Café da Manhã (15,61%) e Cosméticos/Perfumes
(15,61%).
Recuperar-se dos prejuízos: “Como o Dia dos Namorados vai cair no
sábado, o que esperamos é que do dia 10 até 12 tenhamos um aquecimento muito
grande de vendas e que o comércio possa se recuperar um
pouquinho dos prejuízos acumulados no último ano por causa da pandemia.
Pretendemos, com as nossas pesquisas, dar suporte aos comerciantes para o planejamento
de gestão”, destaca o presidente da Fecomércio no DF, José Aparecido.