Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente lança projeto em
parceria com o Instituto Tocar para 360 jovens do DF. “Tocar a Vida na
Escola” vai levar atividades lúdicas para as escolas como meditação e
atividades de autoconhecimento”
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à
Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS) em parceria com o Instituto Tocar,
lançará na terça-feira (25), via Google Meet, às 17h,o Projeto “Tocar a Vida na
Escola” com o objetivo de estimular por meio da aplicação de instrumentos e
estratégias pedagógicas - lúdicas, terapêuticas, interativas - o
desenvolvimento de potencialidades de 360 adolescentes, com idade entre 12 e 17
anos, matriculados nas escolas: Centro de Ensino Fundamental 10, no Guará II,
Centro Educacional Gisno, na Asa Norte, e no Centro de Ensino Fundamental 08,
em Sobradinho II.
A proposta é levar às crianças e aos adolescentes, conceitos para a compreensão
da importância de ter um projeto de vida, a partir do autoconhecimento, da
autoestima, reconhecimento da sua história e construção da sua identidade, na
interação com suas famílias, educadores e comunidade em geral.
Com o isolamento social, causado pela Covid-19, as aulas presenciais vão ser
realizadas virtualmente, por meio de uma plataforma interativa, ao longo de 6
meses. O projeto tem duração de 12 meses, as atividades podem acontecer de
forma presencial, caso seja permitido o retorno das aulas.
O projeto contará ainda com a implementação de as redes sociais criadas com a
participação da equipe de trabalho, formada por psicólogos, pedagogos,
professores, arte-educador, terapeuta e assistente social.
Todas as atividades que serão realizadas estão ligadas a temas voltados ao
autoconhecimento, as relações interpessoais e intrapessoais, assim como
respeito, e empatia. As vivências serão temáticas, dentro da perspectiva do
autoconhecimento, autocuidado, como relaxar e respirar melhor, além de práticas
meditativas. Cada escola será atendida uma vez por semana.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta que as
parcerias fortalecem e incentivam o desenvolvimento de projetos que contribuem
com a população mais vulnerável. “ Cidadania, Educação e inclusão é um direito
de todos. Saber que os jovens estudantes do Distrito Federal, vão ter acesso a
projetos que estimulam suas habilidades, é saber que estamos trabalhando no
caminho certo, com a prática das ações chegando a quem realmente precisa”.
De acordo com a coordenadora do Projeto Tocar a Vida na Escola, professora Ray
Oliveira, que também já faz trabalho voluntário há 17 anos no Instituto, os
estudantes serão desafiados a cumprirem atividades relacionadas as habilidades
socioemocionais. “Ao longo do meu trabalho como professora fui testemunha de
vários conflitos na escola. Entre eles, bullying, automutilação, atitudes
preconceituosas, conflitos de relacionamento, conflitos em casa que repercutiam
no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
Percebi, então, que o Instituto Tocar tinha condições de ajudar no
enfrentamento à violência presente no ambiente escolar, aproveitando toda a sua
experiência e conhecimentos sobre as emoções, o toque e o afeto na perspectiva
de um futuro com adultos mais equilibrados emocionalmente”. (Vídeo...)
O projeto com o Instituto Tocar foi formalizado por meio de um Termo de
Fomento- MROSC N.º 25/2020-, em parceria com a SEJUS e o CDCA, publicado por
meio de edital.
Assessoria de
Imprensa - Secretaria de Justiça e Cidadania do DF - Foto:
Instituto Tocar.
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