test banner

GESTÃO » Cine Brasília será compartilhado

Cine Brasília será compartilhado. Secretaria de Cultura anuncia edital para que organização da sociedade civil (OSC) possa administrar o espaço

O Cine Brasília passará por uma nova fase de administração. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou o edital de chamamento público para a gestão compartilhada do cinema que é patrimônio cultural do Distrito Federal. O edital de inscrição, aberto desde ontem, vai até 25 de novembro e selecionará uma organização da sociedade civil (OSC) para gerir o espaço durante um período de 14 meses. 

 

A OSC selecionada terá atribuição de agir juntamente com a Coordenação Gestora do Cine Brasília, composta por representantes da Secec e da sociedade civil, para criação de estratégias destinadas ao desenvolvimento da sala que é palco do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

“Na prática, não estamos inovando em nada, tem sido assim com todos os grandes equipamentos culturais. É a comunidade de Brasília quem vai cuidar dos espaços, ao lado do GDF, para dar mais eficiência ao atendimento, amparado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Está muito longe de se classificar como privatização. Quem diz isso age de má fé, ou talvez esteja fazendo campanha política”, destacou o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues. “O Cine Brasília, só para lembrar, é um dos poucos cinemas de rua em funcionamento no Brasil. A gente precisa manter essa tradição oferecendo qualidade, conforto, segurança, acessibilidade e uma programação diferenciada”, acrescenta.

 

A intenção do lançamento do edital é que haja um trabalho conjunto para manter a programação com três sessões diárias, às 17h, 19h e 21h, com foco em produções que se diferenciam do circuito dos cinemas mais comerciais de shoppings. Além disso, há uma determinação para que o espaço também seja palco de eventos complementares, como exposições fotográficas, lançamentos de livros com temática voltada ao audiovisual, mostras e ações em parceria com embaixadas. As políticas educativas de Estado, como Territórios Culturais; Cultura Educa e A Escola Vai ao Cinema, voltadas para a educação pública, também continuarão seguindo o edital.

 

Para se inscrever no edital, a Organização da Sociedade Civil interessada precisa enviar uma ficha de inscrição e uma proposta para o e-mail protocolo@cultura.df.gov.br, com a identificação da OSC e no assunto a frase: “Programação e gestão compartilhada do Cine Brasília”. Os arquivos devem ter no máximo 20 MB e devem ser entregues até as 18h de 25 de novembro. O resultado está previsto para o dia 28 de novembro, após a avaliação da Comissão de Seleção.

Espaço Renato Russo: O Cine Brasília não é o único espaço que vai receber novos cuidados. A Secec pretende estender a ideia da gestão compartilhada com as OSC também para o Espaço Renato Russo. Na próxima semana será lançado um edital de chamamento público no mesmo formato para a gestão do Espaço localizado na 508 Sul.


Pedro Ibarra – Fotos/Ilustração: Blog-Google – Correio Braziliense


 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem