test banner

Vem aí a “Mega-Sena” do GDF. Saiba tudo sobre a nova loteria local

Vem aí a “Mega-Sena” do GDF. Saiba tudo sobre a nova loteria local Governo quer criar lotéricas distritais, que devem ser implementadas em 2022. Proposta ainda precisa passar na CLDF para sair do papel.

Brasilienses poderão ter novas oportunidades de tentar a sorte para ganhar na loteria em 2022. Isso porque o Governo do Distrito Federal (GDF) enviou projeto de lei para a Câmara Legislativa (CLDF) com a finalidade de criar casas lotéricas distritais, que podem ser implementadas no próximo ano caso a proposta seja aprovada pela Casa.

O PL nº 2.312, de 2021, foi construído sob amparo de estudo selecionado pela Secretaria de Projetos Especiais, onde a iniciativa privada apresentou análises de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica para a efetuação, instituição e operacionalização das loterias no âmbito do DF.


No texto do projeto, o Executivo local destaca uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de setembro do ano passado, a qual define que a União não detém exclusividade no serviço de loterias, estendendo aos estados e ao DF a competência para instituição e exploração das atividades relacionadas ao nicho, desde que obedecidos os parâmetros contidos na legislação federal.


De acordo com a Secretaria de Projetos Especiais, uma parceria público-privada (PPP) será feita para a administração dos estabelecimentos. Uma licitação deverá ocorrer ainda no início do próximo ano para que seja escolhida a empresa responsável por gerir os estabelecimentos. O investimento previsto pela pasta para a instalação dessas casas distritais é de R$ 19,9 milhões.

Modalidades de jogos: Ainda conforme a secretaria, a novidade deverá contar com diferentes modalidades de jogos. São elas: loteria instantânea, loteria de prognósticos, loteria de aposta de cota fixa e esporte eletrônico.

Entenda: Em relação aos locais de apostas, a previsão é de que haja espaços exclusivos para jogos e estabelecimentos mistos – ou seja, que oferecem outros serviços e adicionarão a venda de jogos, como postos de combustíveis e dos Correios, por exemplo. 


Arrecadação: O Executivo local ainda argumenta que a União, por meio da Caixa Econômica Federal, opera historicamente com sucesso as loterias em âmbito nacional. Segundo dados da Caixa, no ano de 2020, as loterias arrecadaram mais de R$ 17,1 bilhões. Conforme o GDF, a Loteria do Distrito Federal terá potencial de financiar e fomentar as secretarias locais.


O valor arrecadado com os jogos lotéricos terá as seguintes destinações: Pagamento de prêmios e recolhimento de tributos incidentes sobre a premiação; Seguridade social do DF; Financiamento de custeio e investimento de atividades finalísticas consideradas socialmente relevantes: Cobertura de despesas de custeio e de manutenção da exploração de jogos lotéricos; Patrocínio de eventos esportivos, culturais e de lazer.

Para sair do papel, o projeto ainda deve ser aprovado pela CLDF. A proposta também passará por comissões antes de ir a plenário.


Ana Karolline Rodrigues – Foto: Hugo Barreto - Metrópoles


 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem