Eram meados dos plúmbeos anos
1960. Acostumado a dar ordens, o sargento Antônio Maciel Pinheiro, presidia a
TV Nacional de Brasília, então canal 3, e chamou em sua sala o apresentador do
programa Talento 70, atração dos finais de semana na emissora. Fernando Lopes,
sujeito cordato, que gozava do prestígio de ter sido o primeiro cantor
contratado pela emissora, ouviu a instrução:
“Não quero mais que você chame
aquele cantor para se apresentar mais no programa. Não fica bem para nossa
emissora”, disse o militar travestido de comunicador. Era o final da década de
1960 e “aquele” cantor era Ney de Souza Pereira, jovem enfermeiro do Hospital
de Base que também era ator, cantava e havia acabado de interpretar Dindi,
canção de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira.
Não havia espaço para contestação
e o jovem cantor, que depois ficou conhecido como Ney Matogrosso, foi vetado.
Fernando Lopes havia visto o artista na outra emissora de TV – ele acredita que
era o programa de Darlan Rosa, na TV Brasília – e tinha planos para
transformá-lo em uma atração permanente mas, mesmo sem nunca ter servido ao
exército, teve que bater continência para a vontade do sargento-diretor.
Por algum motivo, Ney Matogrosso
foi liberado para participar do programa Dimensão, com a cantora Glória Maria,
que por acaso era comadre de Fernando Lopes. Mas não foi mais ouvido no
Talento 70 nem no show de Darlan Rosa, da TV Brasília, que anos depois seria
reconhecido como artista plástico e virou até nome de prédio, mas ainda naquele
tempo fez furor como o titio Darlan da TV que, para espanto da petizada,
pintava com as duas mãos ao mesmo tempo.
Nenhuma das apresentações
pioneiras de Ney Matogrosso na incipiente programação da televisão brasiliense
tem registro em vídeo – naquele tempo ninguém pensava nisso e além de tudo era
caro; só a embaixada norte-americana tinha um gravador de vt em Brasília.
Talvez por isso as apresentações não estejam registradas na ótima e
recém-publicada biografia do artista, escrita por Júlio Maria. O livro também
deixa transparecer que na época Ney tinha pouco interesse em música, o que não
é bem verdade.
O cantor continuou exibindo sua
voz de tenore bianco no coral do Centro de Estudos Musicais do
colégio Elefante Branco, criado pelo maestro Reginaldo Villa de Carvalho e, posteriormente,
no Madrigal do maestro Levino de Almeida, até se mudar para o Rio de Janeiro e
começar a fazer história no grupo Secos e Molhados, abrindo a cabeça do país a
partir de um videoclipe no programa Fantástico, da TV Globo.
Quando o grupo esteve em Brasília
para superlotados shows no Ginásio Nilson Nelson, Ney Matogrosso já era uma
superestrela. E a TV Nacional registrou todo o espetáculo. Exibida a gravação,
Fernando Lopes teve a oportunidade que esperava para regurgitar o sapo engolido
anos antes. Depois que ouviu o sargento elogiar o grupo, não resistiu e falou:
– Sabe esse cantor aí? É o mesmo
que o senhor mandou tirar do ar. O nome dele é Ney Matogrosso.