test banner

Sejus recebe prêmio por transparência nas informações

Pelo terceiro ano consecutivo, Sejus recebe prêmio por transparência nas informações

O prêmio reforça o compromisso da pasta com a divulgação das informações sobre as atividades desenvolvidas para os cidadãos


A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal recebeu, pela terceira vez, o prêmio Índice de Transparência Ativa da Controladoria-Geral do DF. A transparência ativa ocorre quando os dados e informações são divulgados pelos órgãos públicos espontaneamente, sem que o cidadão precise solicitar.

Para atingir a meta, é necessário divulgar nos respectivos portais da internet informações de interesse coletivo. Entre elas estão desde as mais corriqueiras, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

“O prêmio é o reconhecimento do compromisso e transparência com a população. Para nós, é importante que todos tenham acesso às nossas informações de forma clara, simples e objetiva, e que acompanhe de perto as ações que desenvolvemos com investimento público. O resultado faz parte do esforço da Secretaria, liderado pela Controladoria Setorial da Sejus, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e demais setores da pasta”, comemora a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), vinculados à Sejus, também cumpriram, rigorosamente, todos os quesitos exigidos, e foram agraciados com o prêmio “Índice de Transparência Ativa”.


Sobre o Prêmio ITA: O Índice de Transparência Ativa foi criado em dezembro de 2015 para estimular a transparência pública e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). Em 2018, a Sejus ocupava a 83ª colocação, última do ranking entre os órgãos e entidades do DF no índice de transparência. Além de 2021, a pasta também foi contemplada com o prêmio em 2019 e 2020.


A premiação faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro. Segundo o controlador-geral do DF, Paulo Martins, a data foi escolhida porque a transparência é o principal instrumento de combate à corrupção, pois inibe esses atos.

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Justiça e Cidadania – Governo do Distrito Federal


 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem