Mesmo com pouco tempo no TikTok, o
perfil do GDF teve alguns virais. Como o vídeo publicado em novembro, que se
inspira na abertura da franquia Star Wars, de George Lucas. O conteúdo bateu
1,3 milhão de visualizações
A veia comunicativa do Governo do Distrito Federal nas redes sociais é
de pioneirismo. As novas tendências do mundo social sempre são avaliadas e
absorvidas para melhor atender a população da capital federal nos diferentes
canais que surgem. Desde agosto de 2021, o GDF entrou no TikTok.
A rede social chinesa tem como
característica a produção de conteúdo de vídeos curtos. É um sucesso entre o
público mais jovem e os influenciadores digitais. Em 2021, o TikTok conseguiu
superar o Google em números, se tornando o site mais acessado do ano. Em 2020,
a rede social ocupava apenas a sétima posição no mesmo ranking da empresa
norte-americana Cloudflare.
Com a boa repercussão da mídia, o
GDF entendeu que precisava se inserir também na plataforma. “Fomos um dos
primeiros governos a entrar no TikTok, que é uma febre entre as redes sociais.
Não tem como não estar nele, ainda mais como governo”, avalia o secretário de
Comunicação, Weligton Moraes. Além do Distrito Federal estão no aplicativo os
governos de São Paulo e do Maranhão.
A análise é de que a rede social
ainda será muito potencializada, ganhando novos adeptos, já que os vídeos
curtos têm tido cada vez mais audiência entre o público também em outras redes.
A exemplo, o formato reels no
Instagram e a mídia social Kwai, aplicativo chinês com foco em conteúdos
pequenos. “Estamos prontos e preparados para surfar nessa onda”, garante o
secretário. No Instagram, o GDF iniciou um trabalho voltado para os vídeos com quadros
como Flash GDF, Saúde em dia e Gente do DF.
Sucesso e futuro: Entender e
aproveitar os momentos das mídias sociais é importante para o sucesso dos
perfis de governo. Essa é a análise do professor de Jornalismo Digital do
Departamento de Jornalismo da FAC/UnB, Zanei Barcellos. “O TikTok é a rede do
momento. Se há algum segredo nesse mundo das redes sociais, é tentar conhecer e
desvendar o funcionamento de cada uma. Para que se possa conversar com o
público e aproveitar o benefício dessas ondas de comunicação que se formam para
levar as mensagens necessárias.”
Mesmo com pouco tempo no TikTok, o
perfil do GDF teve alguns virais. Como o vídeo publicado em novembro, que se
inspira na abertura da franquia Star Wars, de George Lucas. O conteúdo bateu
1,3 milhão de visualizações. A publicação tratou do sucesso da vacinação dos
jovens entre 12 e 17 anos contra a covid-19. Oitenta por cento deles já tinham
“passado para o lado da força”, se imunizando com a primeira dose.
Em 2022, o objetivo é aumentar a
frequência das postagens e investir numa nova estratégia específica para a rede
social. “A ideia é que se torne uma das nossas principais redes sociais, como
Instagram, Twitter e Facebook. O jovem está ali e queremos nos comunicar com
eles”, completa Weligton Moraes.
GDF no TikTok ~~~ Perfil:
@gov_df ( https://www.tiktok.com/@gov_df ) ~~~ Seguidores: 3.843 ~~~ Curtidas:
33,6k