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Toque feminino na construção do Túnel de Taguatinga ~~~ (Galeria de Fotos....)

Toque feminino na construção do Túnel de Taguatinga. Um grupo de mulheres participa da obra que vai mudar a rotina da região. Até agora foram executados 60% dos serviços. Apesar do pequeno número, as mulheres são presença marcante na obra do Túnel
 

Presença feminina: Apesar das mulheres ainda serem minoria no canteiro do Túnel de Taguatinga, as profissionais percebem mudanças. “Hoje, a gente já evoluiu bastante. O número de mulheres é bem maior do que já foi um dia”, comenta a assistente técnica Mairla Carneiro Machado, que entrou na construção civil em 2008.

Técnica em gestão há 15 anos, Solange Nunes dos Santos notou a evolução no cenário da construção civil com o passar do tempo. “Quando eu fui trabalhar em obras de trechos, mulher era raridade. Você via muito no escritório, mas em obra é algo que está acontecendo nessa geração nova”, explica: (~~~~>>>Video ---)

Uma das recordações de Solange no início da carreira era a preocupação dos homens com a falta de um banheiro feminino. “Quando eu entrei não tinha essa preocupação [no canteiro de obras]. Esse ambiente que abraçava a mulher, não tinha. Hoje, você chega e vê essa preocupação, com vestiário, banheiro”, comenta.

Incentivo: “A presença feminina é cada vez mais marcante, seja na gestão, seja ocupando outros espaços dentro da cadeia da construção civil. Nós procuramos incentivar [a presença feminina], uma vez que entendemos que as mulheres têm tanta capacidade ou até mais do que os homens”, avalia o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

O titular da pasta destaca que essa iniciativa ocorre dentro da própria secretaria que tem mulheres em cargos importantes e segue para as obras. “Uma das maiores contribuições, fora a força de trabalho, é esse olhar diferenciado. A mulher consegue fazer uma análise mais ampla da situação, com um olhar mais humano”, completa.

“A engenharia civil tem muito a ganhar com a presença de mulheres. A gente traz mais sensibilidade e um novo olhar, mais detalhista”, concorda a engenheira civil Giovana Assis Heider. Ela atua na área de planejamento.

(10 ~~ é o total de mulheres no canteiro de obras do túnel)


A  técnica de edificações Nara Gama Alves é uma das mulheres que está no dia a dia do trabalho de campo, fazendo a verificação do aço e das peças da obra. “Não gosto de ficar só olhando, às vezes eu coloco a mão na massa, ajudando os meninos na contagem, na separação das peças… 99% das pessoas com quem eu trabalho são homens. Mas é uma relação de respeito”, comenta. Ela acredita que a forma de convivência vem da reciprocidade. “Eu não os trato com diferença. O meu relacionamento com as mulheres é o mesmo dos meninos”, classifica.

O engenheiro civil Antonio Amorim Sobrinho afirma que trabalhar com mulheres é algo muito natural, apesar do ambiente predominantemente masculino. “As mulheres trazem um senso de organização, meticulosidade e um pouco mais de leveza ao ambiente. Havendo respeito e postura correta, podemos mudar essa visão torta e a competição descabida, uma vez que capacidade e inteligência não dependem de sermos homens ou mulheres”, classifica.

Além de conferir de perto o trabalho de seus colegas, Nara faz questão de “colocar a mão na massa” : ajuda na contagem e separação das peças, entre outras coisas.

Túnel de Taguatinga: Com previsão de entrega para este ano, o Túnel de Taguatinga terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolamento em cada sentido, facilitando a vida dos motoristas que chegam ou saem de Taguatinga.

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga, evitando retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.

Com 38,7 quilômetros de extensão, o Corredor Eixo Oeste – do qual o túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva ao terminal da Asa Sul.


Galeria de Fotos: - (     https://bit.ly/3sR5PEY    )


Agência Brasília - Fotos: Joel Rodrigues – Governo do Distrito Federal



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