Presença feminina: Apesar das mulheres ainda
serem minoria no canteiro do Túnel de Taguatinga, as profissionais percebem
mudanças. “Hoje, a gente já evoluiu bastante. O número de mulheres é bem maior
do que já foi um dia”, comenta a assistente técnica Mairla Carneiro Machado,
que entrou na construção civil em 2008.
Técnica em gestão há 15 anos, Solange Nunes dos Santos notou a evolução no cenário da construção civil com o passar do tempo. “Quando eu fui trabalhar em obras de trechos, mulher era raridade. Você via muito no escritório, mas em obra é algo que está acontecendo nessa geração nova”, explica: (~~~~>>>Video ---)
O titular da pasta
destaca que essa iniciativa ocorre dentro da própria secretaria que tem
mulheres em cargos importantes e segue para as obras. “Uma das maiores
contribuições, fora a força de trabalho, é esse olhar diferenciado. A mulher
consegue fazer uma análise mais ampla da situação, com um olhar mais humano”,
completa.
“A engenharia civil
tem muito a ganhar com a presença de mulheres. A gente traz mais sensibilidade
e um novo olhar, mais detalhista”, concorda a engenheira civil Giovana Assis
Heider. Ela atua na área de planejamento.
(10 ~~ é o total de mulheres no canteiro de
obras do túnel)
A técnica de
edificações Nara Gama Alves é uma das mulheres que está no dia a dia do
trabalho de campo, fazendo a verificação do aço e das peças da obra. “Não gosto
de ficar só olhando, às vezes eu coloco a mão na massa, ajudando os meninos na
contagem, na separação das peças… 99% das pessoas com quem eu trabalho são
homens. Mas é uma relação de respeito”, comenta. Ela acredita que a forma de
convivência vem da reciprocidade. “Eu não os trato com diferença. O meu
relacionamento com as mulheres é o mesmo dos meninos”, classifica.
O engenheiro civil
Antonio Amorim Sobrinho afirma que trabalhar com mulheres é algo muito natural,
apesar do ambiente predominantemente masculino. “As mulheres trazem um senso de
organização, meticulosidade e um pouco mais de leveza ao ambiente. Havendo
respeito e postura correta, podemos mudar essa visão torta e a competição
descabida, uma vez que capacidade e inteligência não dependem de sermos homens
ou mulheres”, classifica.
Além de conferir de perto o trabalho de seus colegas, Nara faz questão de “colocar a mão na massa” : ajuda na contagem e separação das peças, entre outras coisas.
A passagem subterrânea fará uma ligação para
motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de
oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga,
evitando retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.
Com 38,7 quilômetros de extensão, o Corredor Eixo
Oeste – do qual o túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas
e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol
Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque
Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva
ao terminal da Asa Sul.
Galeria de Fotos: - ( https://bit.ly/3sR5PEY )