test banner

São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião

Vi em imagem tremida, captada por um celular de minha filha, professora da rede pública do DF, uma festa antecipada do Dia das Crianças em uma cidade da periferia. Como é fácil fazer uma criança feliz. É só juntá-la com outras, distribuir balinhas, colocar alguma música e deixar que se espalhem no pátio.


Que alegria gratuita! Em um átimo, transformaram o pátio em um parque de diversões. Misturavam-se em uma grande algazarra crianças negras, brancas, loiras e mulatas. Só depois é que aprendem a discriminar os outros pela cor, porque são pobres ou não usam um tênis de marca. A partir da imagem do celular, resolvi fazer uma oração para São Cosme e São Damião, os santos protetores das crianças, atualizando uma célebre crônica de Rubem Braga para o mundo da idade mídia virtual e para o contexto das eleições.


“São Cosme e São Damião, em primeiro lugar, protegei os meninos e meninas dos que só querem dispensar atenção a eles no Dia das Crianças e viver com boa consciência no restante do ano, pois é sabido que precisam de cuidados todos os dias.


Protegei as crianças que estão nas ruas com os seus pais, estampando cartazes sobre a fome ou as que disputam comida com os urubus nos lixões, mas também os meninos dos bairros ricos, pois o dinheiro não compra tudo. Protegei os meninos pobres e os ricos do lixo comercial, industrial, tecnológico e virtual.


Ó São Cosme e São Damião, protegei as crianças do tráfico e drogas e do tráfico de asneiras da internet. Protegei as crianças dos pais separados e as dos pais que não se separam, mas dizem e fazem coisas piores que as dos pais separados.


Protegei os meninos e as meninas da gripe suína, da dengue, da catapora, do zica vírus, das balas perdidas, do funk carioca, do sertanejo universitário e do Big Brother Brasil. Velai pelos mirradinhos que não têm nada para comer e pelos que, tendo demais, ficam obesos. Protegei dos covardes que fazem campanhas negacionistas da vacina e colocam a saúde e a vida das crianças em risco. 


Ó São Cosme, ó São Damião, livrai as crianças da violência nas escolas e em casa. Protegei dos governantes que, em vez de oferecerem educação e bons livros, querem dar às crianças acesso às armas, potencializando a tragédia. Livrai dos que, em vez de oferecer livros, educação de qualidade e oportunidades, querem liberar o acesso a armas para as crianças.


Ó São Cosme, ó São Damião, protegei as crianças do Brasil dos governantes que retiram verbas da merenda escolar para transferir ao Orçamento Secreto. Livrai dos que contam uma mentira a cada quatro minutos e negam a existência da fome. 


Protegei os meninos e meninas dos pais covardes, que bebem e ficam valentes. Velai pelos que são órfãos de fato ou são órfãos de pais vivos. Protegei os filhos dos pobres e os filhos dos pobres de espírito. Ó São Cosme, ó São Damião, protegei os meninos de Brasília e do Brasil."


Severino Francisco - Foto: Blog-Google - Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem