O advogado Bruno Rangel representou o governador reeleito Ibaneis Rocha na cerimônia de diplomação
Ibaneis Rocha é o primeiro governador a ser reeleito no DF desde 1990 e obteve 50,30% dos votos válidos nas Eleições 2022
“O governador Ibaneis Rocha demonstrou capacidade de gestão para o próximo governo. Superamos a pandemia e poderemos fazer muito mais do que já fizemos no primeiro governo. O meu papel é sempre auxiliar, ajudando em todas as pastas em que ele avaliar que eu precise estar presente”, afirmou a vice-governadora eleita, Celina Leão.
Ela acrescentou que este não será um governo apenas de continuidade, mas de trazer coisas novas para a população. “Com certeza vamos nos reinventar, inovar, ampliar o governo”, observou. Ibaneis Rocha é o primeiro governador a ser reeleito no DF desde 1990 e obteve 50,30% dos votos válidos nas Eleições 2022.
“Com certeza vamos nos reinventar, inovar, ampliar o governo”, declarou a vice-governadora eleita Celina Leão
Presente à cerimônia, assim como todos os outros candidatos eleitos, a senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves, agradeceu aos eleitores pela oportunidade de representá-los e mostrou colaboração com o governo distrital. “O governador sabe que poderá contar muito comigo, estou encantada com o trabalho da transição. Tudo o que ele planejou, se a gente conseguir junto fazer 10%, já mudamos a vida do povo no DF”, afirmou.
A diplomação habilita os empossados a tomarem posse nos cargos, confirmando que todas as exigências previstas na legislação eleitoral foram cumpridas. Os diplomas são constituídos pelo nome completo do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e o número de votos que recebeu nas urnas em relação ao número de votos válidos para o cargo.
“A justiça eleitoral atesta que todos estes candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse no cargo”, explicou na ocasião o desembargador e presidente do TRE-DF, Roberval Belinati “Esperamos que os candidatos trabalhem em favor da vida, da prosperidade, da educação, da saúde, da economia e, principalmente, em favor da diminuição das desigualdades sociais”, salientou.
O vice-presidente e corregedor do TRE-DF, Mário-Zam Belmiro, saudou todos os participantes da festa da democracia. “Aos eleitos, os meus parabéns. Para o cargo majoritário de governador, que tem uma imensa responsabilidade no DF, trago as palavras do rei Salomão: tudo que tiver em mãos para fazer, fazei com todas as suas forças”, disse.
“A justiça eleitoral atesta que todos estes candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse no cargo” (Roberval Belinati, desembargador e presidente do TRE-DF)
O presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, José Cruz Macedo, ressaltou a importância do processo eleitoral para a resolução de demandas da população. “Em um país tão desigual quanto o nosso, o eleitor é igual na justiça eleitoral. Cada eleitor tem um voto e cada voto tem o mesmo peso, todos são iguais. O voto é o alimento da democracia que a cada eleição se renova com a escolha dos novos mandatários. O eleitor escolhe quem quer para o que quer, enquanto o papel da justiça eleitoral é assegurar essa manifestação. Que os eleitos conduzam as políticas públicas em favor do povo e produzam normas para regular a sociedade, sempre pensando no interesse público”, observou ele.