O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da
Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), lança, nesta segunda-feira (13), a
campanha Carnaval Solidário: Doe Sangue, Doe Vida. Na primeira ação aberta à
população, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue da FHB atenderá doadores de
sangue nesta terça-feira (14) no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, entre
9h e 16h. O evento também contará com a apresentação do Bloco das Montadas, da
Plataforma da Diversidade, da Baratona, do Bloco dos Prazeres e outras atrações.
“Nessa
época, temos muitas viagens e comemorações, então é comum que as doações caiam.
Ao mesmo tempo, temos um aumento da demanda por sangue. Então, é essencial que
o Hemocentro consiga manter o seu estoque em um nível estratégico para atender
aos pacientes da rede pública de saúde”( Osnei Okumoto, presidente da FHB)
Os
interessados em doar na unidade móvel devem realizar agendamento prévio. A
marcação pode ser feita pelo site Agenda DF> ( agenda.df.gov.br ). Ao fazer login na plataforma, o
interessado deve selecionar a opção “unidade móvel” e escolher o melhor horário
para a doação.
O
presidente da FHB, Osnei Okumoto, reforça a importância da doação de sangue no
período que antecede o Carnaval. “Nessa época, temos muitas viagens e
comemorações, então é comum que as doações caiam. Ao mesmo tempo, temos um
aumento da demanda por sangue. Então, é essencial que o Hemocentro consiga
manter o seu estoque em um nível estratégico para atender aos pacientes da rede
pública de saúde”, explica.
Governadora em exercício Celina Leão participou, ao lado do presidente da FHB Osnei Okumoto, do lançamento da campanha de doação de sangue para o Carnaval
A
campanha de doação de sangue foi definida em reunião no Palácio do Buriti, sede
do Governo do Distrito Federal (GDF), com a presença dos secretários de
Governo, José Humberto Pires de Araújo; de Comunicação, Weligton Moraes; de
Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues; do presidente da FHB; e de
representantes dos blocos.
“Se nós vamos fazer o Carnaval da Paz, por que não fazemos também um Carnaval Solidário? É uma campanha muito importante e uma ação que pretendemos manter ao longo do ano e aprimorar para o próximo ano”, destacou José Humberto Pires de Araújo.
JK Shopping: Na quinta-feira (16), a unidade móvel vai atender doadores no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, entre 9h e 16h. As vagas disponibilizadas no Agenda DF já foram preenchidas, porém será possível realizar encaixe de doadores não agendados a depender da disponibilidade. Para a superintendente do JK Shopping, Eliza Ferreira, abraçar a causa é uma forma de incentivar o público e demonstrar que o processo é simples e seguro.
“Mais do que um centro comercial, somos um ponto de informação para a sociedade. Acreditamos na realização de campanhas que, de alguma forma, mobilizem a comunidade positivamente. A campanha conscientiza o público sobre a necessidade de participar, criando uma cultura de empatia e solidariedade”, afirma.
“Mais do que um centro comercial, somos um ponto de informação para a sociedade. Acreditamos na realização de campanhas que, de alguma forma, mobilizem a comunidade positivamente. A campanha conscientiza o público sobre a necessidade de participar, criando uma cultura de empatia e solidariedade” (Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping)
Unidade Móvel: Com R$ 2,4 milhões em investimentos, a unidade móvel possibilita a coleta de sangue em diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro em um ônibus adaptado e equipado para receber os doadores. Os doadores de sangue precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável
O Hemocentro é responsável por abastecer de hemocomponentes toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. Em 2022, o Hemocentro de Brasília realizou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês.
Doe sangue: Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.
(*)Coleta externa de sangue no Parque da Cidade(*) – Onde: Estacionamento 13 do Parque da Cidade(*) – Quando: 14 de fevereiro, das 9h às 16h (*) – Agendamento: Site Agenda DF ( agenda.df.gov.br )- (*) Coleta externa de sangue no JK Shopping(*) – Onde: Estacionamento do JK Shopping(*) – Quando: 16 de fevereiro, das 9h às 16h