Entre os dias 16 e 23 de abril, semana do
aniversário de Brasília, a Galeria Rubem Valentim – Circuito de Arte e Cidade,
no Espaço Cultural Renato Russo, vai oferecer uma ampla programação cultural
com entrada franca.
As atividades comemorativas serão promovidas pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secec).
Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário
Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário. Uma homenagem ao jornalista TT Catalão, que batiza a gibiteca do local, também fará parte dos eventos.
Vanderlei dos Santos Catalão, mais conhecido como TT Catalão, foi um jornalista, poeta, escritor e ativista cultural que veio para Brasília em 1972 e se tornou pioneiro na estruturação de políticas públicas voltadas para a cultura na capital. Ele entrou para o GDF em 1985, na primeira gestão pós-ditadura, e criou o Espaço Cultural Renato Russo em 1994.
“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação” (Nanan Catalão, jornalista, gestora cultural e cantora)
A homenagem envolve o aniversário de um ano da reabertura da gibiteca. A jornalista Nanan Catalão é filha de TT, além de gestora cultural e cantora. Ela afirmou que a família ficou profundamente comovida com a homenagem, ocorrida no ano passado.
“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação. Acredito que esse é o maior legado de uma política pública. Quando ela une educação, informação e transformação. Todo o trabalho dele foi no investimento no setor transformador da arte, nessa cidade que reflete cultura”, ressaltou Nanan, finalizando com a frase que mais gosta do pai: “Quem tem um dom, reparte com”.
De acordo com a jornalista, a gibiteca teve um papel revolucionário no papel de muitos artistas por ser a porta de entrada para o mundo da leitura. “O trabalho da gibiteca era muito vivo. Nossa esperança é que ela possa crescer até nos formatos mais modernos”, conclui.
A programação inclui também contação de histórias para crianças, doação de gibis, oficinas de quadrinhos, desenhos, costuras, apresentação de dança contemporânea e música. Além disso, durante a semana o público poderá visitar a exposição Inventando voos, na Galeria Parangolé, parte do projeto Desalinhos e Costuras: arte e loucura.
As comemorações começam a partir deste domingo (16). Confira a programação completa: 16 de abril: Sarau poético-musical - 14h, na Praça Central ECRR Documentário Concerto Cabeças – Memória afetiva da cultura brasiliense - 16h, no Auditório Marco Antônio Guimarães -Confraternização: Das 17h às 18h, na Praça Central ECRR (*A programação conta com tradutor em libras)
O documentário resgata a memória e registra a expressão de toda uma geração de artistas brasilienses entre o final dos anos 70 e o começo dos anos 80, retratando o momento histórico em que o movimento Cabeças surge.
21 de abril: Dia Mundial da Criatividade - Das 10h às 18h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades: Programação completa: Atividades WCD - Movimento organizado pela World Creativity Organization conta com experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais de todos os setores que compõem a economia criativa. Foca no desenvolvimento sustentável.
Contação de história para crianças - 15h e 16h, na Sala Multiuso: História: Zezinho descobre Brasília - Através de música, bonecos e objetos lúdicos, a história de Zezinho e seu cachorrinho Hulk é apresentada às crianças. Os dois companheiros vêm visitar a tia em Brasília e, juntos, se encantam e descobrem os diferentes e divertidos monumentos da cidade.
Feira Katendê: Das 13h às 22h, na Praça Central: Apoiando empreendedores da Comunidade de Povos Tradicionais de Matriz Africana Manzo Kalla Muisu, situada em Sobradinho dos Melos, o projeto reúne cerca de 45 participantes que expõem produções que vão desde joias artesanais a livros, roupas, instrumentos musicais, jardinagem e decoração com matérias primas como a piaçava.
Homenagem TT Catalão: Exibição do Vídeo de Bento Viana Agora sessenta. E contempla, com texto de TT Catalão - 16h, na Sala Marco Antônio
Abertura da cerimônia com Carmem Moretson - Mesa: Rosana Gonçalves da Silva, Bené Fonteles e Tico Magalhães - Oficina de quadrinhos: Luigi Pedone - Entrega dos Livros para a Família Catalão e Gibiteca/Biblioteca -17h, Galpão das Artes
Encerramento com Nanan Catalão e o músico Félix Júnior - Grupo Seu Estrelo e o Fuá do terreiro e a Orquestra trovão da Mata - 18h, no Galpão das Artes
Coral Intermezzo :19h, na Praça Central: Concerto com Grupo de Cordas da Orquestra Filarmônica de Brasília - Regência do Maestro Thiago Francis - 19h30, na Praça Central: Dia 22 de abril: Laboratório aberto de desenho livre : Das 9h às 12h, no Galpão das Artes
Dança Negra Contemporânea: Das 10h às 12h, na Sala Multiuso - Dia Mundial da Criatividade: Das 10h às 18h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades: Programação completa: Atividades WCD : Feira Katendê - Das 10h às 22h
Oficina interativa: Turismo Fora do Avião – Pontos turísticos de Brasília 15h, na Gibiteca - Desfile Legbara com peças criadas no Paranoá: Das 18h15 às 18:45, na Praça Central
Baile de aniversário de Brasília, conduzido por Ricardo Lira: Das 19h às 22h, na Praça Central: Ricardo Lira é professor, coreógrafo, dançarino, ator, arte-educador e produtor cultural. É especialista em danças de salão e danças populares de raízes africanas, com destaque para o samba e suas vertentes.
23 de abril: Poemas de Opinião: Sarau e lançamento dos livros Vozes de Opinião, de Sylvia Toledo e 72 Poemas, de Guilherme Machado de Oliveira
Lançamento do minidocumentário Opinião (1964): Poéticas da VozPoéticas que dão Voz, de Sylvia Toledo - 19h, na Praça Central