test banner

Rei Pelé é homenageado com escultura de quase três metros em Taguatinga

Rei Pelé é homenageado com escultura de quase três metros em Taguatinga. De autoria do artista plástico Omar Franco, a escultura foi instalada nesta quarta-feira (7/6) no Centro de Taguatinga


O artista plástico Omar Franco foi convidado pela Secretaria de Obras do Distrito Federal para pensar em uma forma de homenagear o Rei Pelé, que nomeia o recém-inaugurado Túnel de Taguatinga. O resultado é uma escultura de 2,7 metros de altura e 1,25 metro de largura, feita com aços carbono e inoxidável, instalada nesta quarta-feira (7/6) na parte superior do túnel, logo na entrada de quem acessa o Centro de Taguatinga pela EPTG


A obra é uma releitura de uma fotografia de Pelé mais jovem, quando ainda inebriava os brasileiros com suas jogadas geniais nos campos de futebol. "É uma escultura feita com recorte a laser, com profundidade. No lugar de fazer um busto, onde os pombos ficam fazendo titica na cabeça, eu fiz uma coisa mais contemporânea, atualizada, que combina com a obra do Túnel Rei Pelé", detalha o autor da obra.


O brilho no olhar de Pelé é cavado numa chapa de 15 milímetros de espessura, por onde passa a luz do sol. Nos outros dois totens serão escritos os nomes dos quase 800 operários, técnicos e engenheiros que fizeram o sonho do túnel se tornar realidade. "Foi devolvida a humanidade para a cidade, que a tinha perdido com aquela confusão do tráfego, onde os carros substituíam as pessoas. Agora você tem um boulevard", comemora Franco.


"É, também, uma homenagem aos moradores de Taguatinga, aos operários que trabalharam no túnel, à engenharia que dá um passo à frente com esse que é um trabalho de alta tecnologia, com equipamentos do mundo inteiro e profissionais extremamente qualificados cuidando do trânsito do túnel", conclui Omar, que mora em Taguatinga desde 1969.


O vice-presidente do Conselho de Cultura de Taguatinga, Marconi Scarinci, lembra que o primeiro título da seleção brasileira de futebol, que teve Pelé como um dos protagonistas, foi em 1958, dias antes da final da competição, em 19 de junho. A cidade foi inaugurada no dia 5. "A copa de 1958 é a principal conquista do esporte brasileiro e Pelé é uma figura importante não só para o esporte, mas para o povo brasileiro", acredita Scarinci.

O jovem ambulante Divanildo Passos Costa Silva, 21 anos, vende itens para celular em frente ao local onde a escultura foi instalada. "A homenagem ficou pancada. Ficou lindo o retrato. O Pelé merece demais", avalia o vendedor. O ambulante Luiz Carlos, 52, também tem seu principal ponto de comércio nas proximidades. "Ficou bem feito. Pelé não é da minha época, mas eu sei que jogou bem, então merece essa homenagem", diz. 


"A gente não dá tanto valor pra quem é brasileiro. Neymar passa por isso e Vinícius Júnior também. E, mesmo depois de morto, o Pelé ainda não é valorizado à altura. Achei bonita a escultura", analisa Matheus Sales, frentista do posto de gasolina localizada em frente à obra. 


Boulevard: As pistas subterrâneas estão liberadas para o tráfego, exceto para veículos pesados. No entanto, a parte de cima do túnel, onde está a escultura e haverá um boulevard, com calçadas, ciclovias, faixas exclusivas para o BRT e pontos de ônibus, ainda não foi concluída. A Secretaria de Obras estabeleceu o prazo de 90 dias para que toda a estrutura seja finalmente entregue à população.


Naum Jiló – Foto:Ed Alves/CB – Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem