Com o apoio da Fecomércio-DF, por meio de sua
Câmara de Economia Criativa, a 2ª edição do Brasília Design Week (BDW) foi
inaugurada na noite desta quarta-feira (3) durante um evento para convidados,
no Museu Nacional da República. Além de diversas obras e peças de artistas
renomados, o evento contou com a exposição Jalapoeira Apurada, em parceria com
o arquiteto Marcelo Rosenbaum. Já o encerramento da noite foi marcado pelo
desfile das peças da coleção Piracema, criada pelo estilista manauara Maurício
Duarte e produzida por artesãs de Manaus e São Paulo, com artigos naturais.
Além do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José
Aparecido Freire, participaram do primeiro dia do BDW autoridades como a
vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a ministra dos Povos
Originários, Sônia Guajajara, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o
secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o deputado
distrital Max Maciel, o subsecretário de Cultura e Economia Criativa, Felipe
Ramón, entre outros.
“O título de Cidade Criativa do Design nos
incentivou a criar a primeira câmara de economia criativa entre todas as
Fecomércios do Brasil. Hoje, temos um time incrível de especialistas sempre
atentos e prontos para propor políticas públicas adequadas para o crescimento
desse setor”, afirmou José Aparecido Freire, presidente do Sistema
Fecomércio-DF.
A idealizadora do projeto, Caetana Franarin, falou
sobre a importância do design para Brasília. “A repercussão da primeira edição
superou todas as nossas expectativas. Assim, nós compreendemos que não se
tratava apenas de uma semana, mas de um movimento. O Movimento Brasília Cidade
Design agrega todas as possibilidades criativas que o design apresenta. Abraça
a inovação e a sustentabilidade, expande as conexões entre o Plano Piloto e o
seu entorno, e fortalece a vocação de Brasília como polo de negócios e de
turismo”, afirmou.
A iniciativa nasceu com o objetivo de incentivar e
impulsionar talentos a partir da percepção do design como ferramenta de
transformação social e econômica. O plano de inserir a capital federal no
calendário internacional do design foi colocado em prática a partir do
reconhecimento da cidade como referência mundial em arquitetura moderna, uma
vez que, em 2017, Brasília passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da
Unesco.
A maior concentração de atividades vai acontecer
nesta semana, entre os dias 4 e 11 de julho, principalmente no Museu Nacional e
no Plenário de Brasília. Haverá integração de aprendizado de técnicas de
lambe-lambe, design de sinalização e embalagens, restauração de móveis
modernos, grafites, entre outros. Entretanto, a programação segue com
exposições, oficinas, feiras e workshops até o fim do mês em diferentes pontos
do DF.
Estímulo à Economia Criativa: O presidente
Aparecido citou importantes números da pesquisa Panorama da Economia Criativa,
realizada pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em parceria com a
Fecomércio-DF, a Secretaria de Turismo (Setur/DF), identificou mais de 130 mil
agentes criativos distribuídos em todas as RA’s do DF, produzindo e
desenvolvendo móveis, moda, tecnologia, música, arte, publicidade e games.
O tema do BDW 2024 é a promoção do design circular, ou seja, com foco estratégico na produção de produtos ambientalmente sustentáveis, desde os métodos e insumos escolhidos na fabricação, até as possibilidades de reciclagem pós-uso. Esse modo de fazer design inaugura um novo modelo de convivência, consumo responsável, interação e inteligência relacional.