A 45ª edição do
programa GDF Mais Perto do Cidadão desembarcou em Planaltina oferecendo
diversos serviços gratuitos voltados à comunidade. O programa esteve na cidade
na sexta-feira (24) e no sábado (25), e contou com a participação da
governadora em exercício Celina Leão.
Na ocasião, a chefe
do Executivo destacou que o programa já chegou a 300 mil atendimentos
realizados desde que foi criado no início de 2023 pelo decreto 44.213. A
gestora também defendeu a importância de aproximar os serviços públicos da
população.
“Não tem nada mais
importante do que cuidar das pessoas. Esse programa é a garantia do atendimento
para quem mais precisa. É uma forma do Governo do Distrito Federal (GDF) chegar
às pessoas que mais precisam, que estão aqui buscando um atendimento”, disse a
governadora em exercício. (Vídeo~~~)
Planaltina
recebeu, na sexta (24) e neste sábado (25), o programa GDF Mais Perto do
Cidadão, com atendimentos sobre diversos serviços públicos, exames e consultas
médicas, além de exposição de produtos feitos por reeducandos em oficinas
profissionalizantes
Um dos destaques
desta edição do evento foi a exposição de produtos feitos pelas mãos dos
reeducandos do sistema prisional do DF. Em um espaço exclusivo, os visitantes
poderão conferir e comprar itens como camas para pets, tapetes de crochê,
tábuas de carne, bandejas de madeira, roupas infantis, bonecas de pano,
porta-flores de madeira, nichos de parede, entre outros.
“Cada vez mais, o programa GDF Mais Perto do Cidadão tem cumprido seu papel de levar serviços essenciais diretamente à população das cidades, oferecendo atendimento de qualidade, acesso facilitado a direitos básicos e fortalecendo o vínculo entre o governo e os cidadãos. Essa iniciativa tem sido fundamental para promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida nas comunidades atendidas”, afirmou o secretário substituto da Sejus, Emílio Evaristo.
A edição ainda
recebeu a carreta do programa do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde,
disponibilizando consultas médicas e exames gratuitos nas áreas de clínica
médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia,
cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de
exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.
“Esse serviço aqui é
excelente”, elogiou a aposentada Irenilde Santos Carvalho, de 49 anos. Moradora
de Planaltina, ela ressaltou a facilidade para conseguir fazer exames de saúde
na tenda itinerante: “Eu consegui todas as consultas e exames que estavam
pendentes nos hospitais. Eu até me emociono de falar, porque cada profissional
que me atendeu hoje eu fiz questão de agradecer muito, porque a gente é
vulnerável, a gente às vezes não tem nem o que comer, muito menos para pagar
uma consulta, e isso aqui é tudo de graça. Tudo maravilhoso”.
Já a dona de casa
Neurilde Macedo, 56, aproveitou a oportunidade para fazer um check-up na saúde.
“Minha irmã me falou sobre essa iniciativa e eu quis vir para fazer exames. Já
colhi sangue e hoje fiz mamografia. Vou tentar ir ao oftalmologista agora. É
muito mais prático o atendimento nessas carretas. Gostei muito”, disse.
Como acessar: Para acessar os
serviços, basta apresentar a Carteira de Identidade, o CPF e o cartão do
Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone
para contato. Diariamente são distribuídas senhas por ordem de chegada a partir
das 7h.
Os resultados dos
exames podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Também
podem ser enviados via WhatsApp (61 99812-6936), pelo sistema do laboratório de
forma automática, assim que concluídos e liberados.
Para consultar o
resultado via WhatsApp, a pessoa precisa encaminhar uma foto do documento de
identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é
a data de nascimento do paciente. O prazo para entrega dos exames de sangue é
de 48 horas, enquanto os resultados de urina são entregues em 72 horas, e os de
prevenção (PCCU), em 15 dias. ( Galeria de Fotos https://flic.kr/s/aHBqjBZhDc )