test banner

Vila Telebrasília ganha primeira creche pública com capacidade para 188 crianças em período integral

Vila Telebrasília ganha primeira creche pública com capacidade para 188 crianças em período integral. Com investimento de R$ 4,8 milhões, governador Ibaneis Rocha inaugurou o Cepi Pitangueira com estrutura de ponta para acolher alunos de até 5 anos de idade

A Vila Telebrasília ganhou a primeira creche pública da região. Com o objetivo de ampliar a oferta de vagas, o governador Ibaneis Rocha entregou o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Pitangueira com capacidade para atender 188 crianças em período integral. A partir de um investimento de R$ 4.807.580,15, o Governo do Distrito Federal (GDF) construiu uma estrutura moderna para crianças de até 5 anos e 11 meses, com dois blocos educacionais, playground, jardins e castelo-d’água. 

Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha reforçou o engajamento do GDF na educação: “Tenho certeza de que, com essa parceria com o governo federal, cumpriremos o nosso compromisso de não deixar nenhuma criança fora de creche até o final deste ano”

“Esse é um compromisso do nosso governo e também do ministro Camilo Santana [da Educação], aqui representado pela Fernanda [Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], para que a gente possa cada vez mais avançar no sentido de trazer todos os alunos para dentro das escolas públicas do Distrito Federal com qualidade”, declarou o governador. “Contem com a gente. Tenho certeza de que, com essa parceria com o governo federal, cumpriremos o nosso compromisso de não deixar nenhuma criança fora de creche até o final deste ano.”

Educação de qualidade: Entre as famílias beneficiadas com a entrega está a da cabeleireira Livia Cardoso, 42. Recém-chegada a Brasília, a mãe do pequeno Gustavo, 3, estava sem trabalhar por não ter com quem deixar o filho — uma realidade que mudou com a chegada do Cepi Pitangueira.(Vídeo ~~~)

“Eu fiquei feliz demais quando conheci a creche, porque a gente vê que tudo foi pensado nos mínimos detalhes para as crianças”, relatou Lívia, emocionada. “Eu não esperava por tudo isso. Mal sabia que ia conseguir uma vaga para meu filho. Viemos do Rio, e eu estava desempregada, mas agora que tenho onde deixar o Gustavo, já consegui um emprego e vou trabalhar na tranquilidade.”

“Este Cepi é um marco muito grande para a cidade, porque tem uma estrutura de ponta. Agora meu filho tem uma rotina qualificada e estruturada para a sua faixa etária, e isso é muito bom”

Juliana Rezende, psicopedagoga: A emoção era justificável. A chegada do Cepi é uma importante iniciativa para a comunidade local, com espaços específicos para cada faixa etária. Com uma área de 1.317,99 m², o projeto inclui dois blocos distintos, A e B, interligados por uma circulação coberta e com um pátio também coberto.


“Eu estava almejando muito por uma vaga nessa creche”, disse, aliviada, a psicopedagoga Juliana Rezende, 36. “Meu filho tem três anos e foi contemplado. Este Cepi é um marco muito grande para a cidade, porque tem uma estrutura de ponta. Agora meu filho tem uma rotina qualificada e estruturada para a sua faixa etária, e isso é muito bom.”


Instalações: O Bloco A inclui hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis para adultos, lactário, refeitório, cozinha, lavanderia, rouparia, vestiários masculinos e femininos e copa para funcionários, entre outros ambientes.

“Muitas vezes as famílias não têm uma rede de apoio, então a creche é um ganho gigante para os pais e para a criança, que está bem-assistida, bem-alimentada. É um ganho para a mãe, para o bebê, para a família e para a sociedade” (Hélvia Paranaguá, secretária de Educação)

“Nós continuaremos trabalhando para ampliar o acesso às vagas em creche e garantir que todos tenham assegurado o seu direito à educação” (Celina Leão, vice-governadora)

Presente à inauguração, a vice-governadora Celina Leão também comemorou: “Inaugurar o primeiro Cepi da Vila Telebrasília é honrar o nosso compromisso com a educação de qualidade, trazendo os centros de ensino para cada vez mais perto da população que mais precisa. Nós continuaremos trabalhando para ampliar o acesso às vagas em creche e garantir que todos tenham assegurado o seu direito à educação”. 

Redução na fila por vagas: Desde 2019, o GDF tem ampliado a rede de educação infantil com a inauguração de novas unidades, o que resultou na redução da lista de espera por vagas na rede pública de 24 mil para aproximadamente 3 mil crianças. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância dessa expansão. “Nós já entregamos duas creches e temos mais 16 para inaugurar até o meio do ano”, lembrou a secretária de Educação. “Estamos licitando mais 11 Cepis e temos 33 em planejamento. Então, não vai faltar creche no Distrito Federal”. (Galeria de Fotos  https://flic.kr/s/aHBqjC5Ysp ) 

Agência Brasília – Fotos: Renato Alves – Governo do Distrito Federal




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem