test banner


test banner

O povo está reagindo à prisão abusiva de Bolsonaro

O povo está reagindo à prisão abusiva de Bolsonaro

Um único político conseguiu visitar Jair Bolsonaro nesta terça-feira: Ciro Nogueira, que foi ministro de Bolsonaro e é presidente do PP. Ele disse que Bolsonaro está triste, isolado em casa. É uma prisão domiciliar que os juristas classificam como ilegal, porque só poderia haver prisão domiciliar depois de ter sido decretada a prisão preventiva, e não o contrário. Além disso, não houve nenhuma denúncia do Ministério Público a respeito do descumprimento de medidas cautelares. O tal “descumprimento” alegado por Alexandre de Moraes foi o fato de Bolsonaro ter falado, pelo telefone do filho Flávio, aos manifestantes em Copacabana. Disse apenas “boa tarde, Copacabana, é por nossa liberdade, por nosso Brasil, sempre estaremos juntos”. Ponto final.

Cala-se a voz dele, mas a voz dele sai pela voz do povo. O povo não tem um líder em liberdade, mas sai espontaneamente para as ruas, como tinha saído em quase todas as maiores cidades brasileiras no domingo, e saiu na noite de segunda-feira em Brasília, protestando contra essa prisão domiciliar. Até o Departamento de Estado norte-americano se manifestou, dizendo que as pessoas que estão apoiando e colaborando com Moraes também serão atingidas por sanções americanas.


Lula enfileira uma sandice atrás da outra: Lula teve uma reunião do “Conselhão” na terça-feira. O nome oficial é Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, seja lá o que isso possa significar. Quando a gente vê a palavra “sustentável” já fica com o pé atrás, por causa do modismo. “Sustentável” significa que desligaram o ar-condicionado na reunião? Que não jogaram nenhum papel fora? Que não poluíram o ar?


Qualquer alienado se escandalizaria com o que Lula tem pronunciado ultimamente. Ele disse agora que não vai ligar para Donald Trump porque o norte-americano não quer falar. Qualquer pessoa com mais de dois neurônios sabe que Trump, respondendo a uma repórter brasileira, disse: “Lula pode me ligar a hora que quiser que eu vou atender”. Mas Lula quer fazer a verdade dele, que é diferente daquilo que veem todos os que conhecem a verdade. “Vou ligar para convidá-lo para a COP-30”, disse Lula. Mas não ligou. E pelo jeito se esqueceu de que 26 países não querem a COP-30 em Belém, cidade com esgoto a céu aberto e hotéis caríssimos.


“Vou ligar para saber o que ele pensa da questão climática”, disse também Lula. Quer dizer que Lula não sabe o que Trump pensa sobre isso? Todos sabemos. Ele já tirou os EUA do Acordo de Paris. Eu tenho dito aqui que o Acordo de Paris não funciona porque o Sol não assinou, e é o Sol que manda no clima da Terra desde sempre. Falam em “mudanças climáticas”, mas o mais longo raio do mundo, de mais de 500 quilômetros, que avançou por vários estados do meio-oeste americano, caiu quando? Na primeira metade do século passado. Mudanças climáticas dependem das explosões do Sol, que esquentam mais ou menos as águas dos oceanos, e ponto final. Não tenhamos a soberba de achar que temos esse poder todo.


Mas, enfim, é claro que Lula não vai ligar para Trump, ele não quer ligar. Ele quer sanções americanas como pretexto para dizer que o governo dele não está dando certo por culpa dos Estados Unidos.


Ao menos na Câmara ainda há quem se preocupe com decoro: O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados está abrindo processo contra André Janones por ofensas a Nikolas Ferreira, a quem Janones sempre se refere como “Nicole”. O próprio Nikolas se chamou de “Nicole” na tribuna, no Dia Internacional da Mulher, quando ele botou aquela peruca loira e disse que as mulheres estavam perdendo espaço para os homens que se sentem mulheres. O processo não vai dar em nada, mas ao menos mostra que há algum rigor em defesa do decoro na Câmara. Rigor que não vimos até agora no Supremo, com ministro mostrando o dedo do meio em um estádio de futebol, a pessoas que o vaiavam.


Ex-presidente da OAB pede “bala na nuca” de Bolsonaro: O ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz disse que, no mundo ideal dele, haveria pena de morte contra Bolsonaro, com uma “bala na nuca”, e que o ex-presidente é responsável pelas mortes por Covid. Esse é outro desinformado. Hoje já se sabe que os responsáveis foram aqueles que mandaram as pessoas se aglomerar em casa, que não permitiram que as pessoas fossem tratadas com o protocolo da ivermectina, hidroxicloroquina, zinco, vitamina D. Morreu muita gente, sim, mas não por causa do que Santa Cruz está dizendo. E aí entendemos por que a OAB fica nesse silêncio omisso diante dos desvios da Constituição cometidos por Moraes.



Alexandre Garcia - (Foto: EFE/Andre Borges) - Gazeta do Povo


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem