test banner

A quem interessa o sigilo do caso Master

 

A quem interessa o sigilo do caso Master 

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da oposição, anunciou na quarta-feira (31) que já há assinaturas suficientes de deputados e senadores para abrir uma CPI sobre o Banco Master. O objetivo é saber quem quer blindar o Master, a quem interessa o sigilo em torno do banco, quem são os amigos de Vorcaro que receberam favores, o que há por trás desse contrato gigantesco de R$ 129 milhões, de janeiro de 2024. No relatório que mandou para o TCU, o Banco Central mostra que as principais irregularidades, as trapaças, foram feitas entre junho de 2023 e junho de 2024. Janeiro de 2024, data do contrato, é bem no meio desse período. 


Já há 177 assinaturas de deputados. Bastaria um terço dos 513 deputados, ou 171. Já tem a mais. E um terço do Senado é 27, mas já tem 28 senadores. Então vai depender agora, já que é CPI mista, do presidente do Congresso, que também é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Até as pedras da rua estão gritando que é necessário esclarecer essas histórias do Banco Master, o maior escândalo financeiro que eu já vi na minha vida. 


Maior em tamanho, em bilhões envolvidos, assim como aconteceu há pouco o maior roubo da história, em que idosos da Previdência foram vítimas de descontos de grão em grão, até que a galinha ladra encheu o papo. Tiraram mais de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas. O governo já devolveu uma parte, mas não foi o dinheiro dos ladrões que o governo pegou, é o dinheiro dos pagadores de impostos, certamente. 


Lula novo Biden? Aí eu vejo, nessa discussão toda, uma reportagem da revista The Economist, que é a principal revista de finanças do mundo, dizendo que é um risco, na idade de Lula, querer reeleição. Ele está com 80 anos e, em outubro, quando houver a eleição, já terá completado 81. Já entra no 82º ano de vida. 


A reportagem cita Joe Biden, dizendo que carisma, no caso de Lula, não protege do declínio cognitivo. Além, diz a revista, de estar sobrecarregado por escândalos. Eu lembrei de citar isso, porque eu falei no escândalo do INSS. Escândalos de corrupção, diz a revista. 


Aí a Gleisi Hoffmann, ministra, veio em defesa de Lula e parece que ela não está bem, porque ela foi defender o Lula e fez propaganda pro Tarcísio. Eu não entendi, simplesmente não entendi. Ela é experiente? Eu não sei. Ela disse que a revista é a porta-voz do sistema financeiro global e prefere Tarcísio Freitas, governador de São Paulo. Se eu não quisesse Tarcísio, eu nem ia citar o nome, claro, fazer propaganda. Então, estamos aqui agora falando de Tarcísio por causa da Gleisi. 


Bolsonaro: Outro que está com problema é Bolsonaro, que tem 70 anos. Não resolveram o soluço, ele está com anemia, problema de hemácias, apneia do sono, esofagite e, por isso, volta o soluço e o que está no estômago, e ele pode respirar isso e entrar para o pulmão e dar uma pneumonia por aspiração, como ele já teve. Aí, resultado? Está numa solitária, com depressão. Depressão também causa soluço. Está desse jeito, os médicos reconhecem. Com base nisso – e certamente o Moraes vai pedir um laudo médico –, os advogados de Bolsonaro estão pedindo prisão domiciliar, benefício que o Collor e o general Heleno conseguiram. 


(In)civilidade nos aeroportos: Eu queria mencionar aqui, só como exemplo, um turista de Florianópolis, Santa Catarina, que fez uma bagunça no aeroporto Guararapes, de Recife. Ele foi para a sala vip, bebeu, perdeu o avião e começou a quebrar tudo. Chamaram a segurança, tiveram que jogar spray de pimenta, e ele reagiu, esperneou, deu pontapé, se agarrou. Me chamaram a atenção de algumas coisas: ele não estava vestido para sentar ao lado de outra pessoa. Estava de camisa regata e calção, como se fosse para a praia ou para a churrasqueira da casa dele, não para dentro de um avião, sentar-se naquele aperto ao lado de outra pessoa. Isso é desconsideração com a sociedade. É falta de civilidade e de urbanidade. 


Eu vejo muito no aeroporto a pessoa que não sabe andar pela direita e prejudica todo mundo que está com pressa. Vai pela esquerda, batendo de frente com as outras pessoas. Fora quando entra numa esteira rolante e fica parada, como se estivesse num ride da Disney. Pensa que ali é para passear. Não, é para caminhar e ficar do lado direito. Porque se tiver gente que está com mais pressa ainda, que quer caminhar com mais rapidez para não perder o avião, tem que encontrar o lado esquerdo livre. Assim como nas escadas rolantes, deixa-se o esquerdo livre em qualquer país civilizado do mundo, só para lembrar. 


Ou a pessoa vai para o avião e começa a falar alto. Aliás, falar alto é falta de educação em qualquer lugar! Mas tem lá alguém quer dormir, e o sujeito atrás falando alto, ou dando pontapé no encosto da frente. Aproveito para fazer essas queixas de coisas que a gente vê... 


Ele foi levado para um juiz, para a audiência de custódia, e o juiz disse que ele tem que ficar 30 dias na comarca de Recife. Ele está lá sob medidas cautelares por depredação de patrimônio público, ação que pôs em perigo outras pessoas. 



Alexandre Garcia  - (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil) - Gazeta do Povo

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem