test banner

Lula tem menos votos que a soma dos candidatos da direita em nova pesquisa

Lula tem menos votos que a soma dos candidatos da direita em nova pesquisa 

Está repercutindo a primeira pesquisa do ano, da Quaest, sobre a eleição presidencial de outubro. No primeiro turno Lula tem 36%, Flávio Bolsonaro tem 23%, e depois vêm Tarcísio de Freitas com 9%, Ratinho Júnior com 7%, Ronaldo Caiado com 3%, Romeu Zema com 2%, Aldo Rebelo e Renan Santos com 1% cada, e outros 7% de indecisos. Essa direita está pulverizada; até outubro alguém vai ter de cair fora, uns vão se juntar, outros não vão se juntar. Nos cenários de segundo turno, Lula 44%, Tarcísio, 39%; Lula 45%, Flávio 38%; Lula 43%, Ratinho 36%; Lula 44%, Caiado 33%; Lula 46%, Zema 31%. 

Esta é a fotografia deste momento. E o que eu vejo? Se somarmos os demais candidatos, temos Lula com 36% e todos os outros – que não são Lula, que são anti-Lula – somando 45% no primeiro turno. Este é, digamos, o voto espontâneo: 45% para os outros e 36% para Lula. Esse é o potencial no qual as pessoas racionais e de cabeça fria terão de pensar, deixando de lado as vaidades e avaliando as condições de cada candidato que está se apresentando. 


Brasil está na lista de países com emissão de visto de imigração americano suspensa :O governo americano vai suspender a emissão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, inclusive do Brasil. Não é o visto de turismo, temporário, nem o visto de viagem a negócios; é o de imigração. Os norte-americanos alegam que os imigrantes estão dando muita despesa para o país, que os pagadores de impostos estão sustentando pessoas que vão para lá para viver da economia americana. Entre os países afetados, além do Brasil, estão Rússia, países da África em geral, Irã, Iraque, Colômbia, Uruguai e, no Caribe, Cuba, Granada e Haiti. Nossos vizinhos de Argentina, Chile e Paraguai não estão na lista; os americanos acham que não há perigo de paraguaios, chilenos e argentinos causarem problemas de imigração nos Estados Unidos. 


É uma decisão que deve afetar muito Tubarão (SC) e Governador Valadares (MG), cidades onde há um grande fluxo migratório. Eu encontro muita gente de Tubarão na região de Boston, por exemplo, e naqueles estados pequenos ao sul de Massachusetts. Alguns estados têm colônia portuguesa forte, eles e os brasileiros se dão bem por lá. E o pessoal de Valadares está principalmente na Flórida, mas também na Califórnia e no Texas. 


O mistério do navio-hospital chinês no Rio O que esconde o navio-hospital da marinha chinesa? Qual o seu objetivo? O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro não pode entrar lá. Está certo, é soberania, lei internacional. Quem manda no navio é o comandante, e o navio está legalmente em território brasileiro: a Marinha do Brasil esclareceu que o governo brasileiro autorizou a atracação no píer da Praça Mauá, no Rio de Janeiro; que essa visita tem caráter oficial e diplomático; que não há previsão de atendimento de saúde a brasileiros; e que houve um acordo entre a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o consulado chinês. 


É um navio grande, desloca 10 mil toneladas; o objetivo, conforme o exército chinês já publicou, é promover “cooperação amistosa com países parceiros”; trata-se de uma “iniciativa humanitária da Marinha do Exército de Libertação Popular da China”. E repararam no nome do navio? Chama-se Silk Road Ark, ou “Arca [como a Arca de Noé] da Rota da Seda”. A Rota da Seda original foi criada para facilitar o comércio de produtos chineses, tem milhares de quilômetros. A concepção moderna contemporânea, chamada de “Nova Rota da Seda”, é a expansão e projeção global da China. E começou pelo Brasil, aqui no continente.

 

Metodologia da pesquisa citada nesta coluna: 2.004 entrevistados pela Quaest entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial S.A.. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro  no TSE nº BR-00835/2026. 


Alexandre Garcia - (Foto: Andressa Anholete/Agência Senad) - Gazeta do Povo 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem