test banner

#LEGISLATIVO » Filippelli é citado em CPI do Transporte

O ex-vice-governador do DF Tadeu Filippelli (PMDB) deve comparecer à CPI do Transporte para dar explicações sobre o suposto favorecimento de empresas na licitação de R$ 7,8 bilhões que renovou a frota de ônibus do DF, em 2012. O nome dele foi ligado diretamente ao processo pela primeira vez durante o depoimento do ex-chefe da Assessoria Jurídica do DFTrans Samuel Barbosa, ontem. Barbosa afirmou ter recebido ordens do então vice-governador após dar parecer contrário à habilitação da Pioneira — uma das cinco vencedoras do certame. Filippelli teria dito não ser da competência de Barbosa decidir. O peemedebista nega a acusação.

Samuel constatou que as concorrentes Pioneira, Cidade Brasília e Planeta formavam “um grupo econômico”. Ele afirmou ter sido convocado para reunião na residência oficial do vice-governador com diretor-geral do DFTrans à época, Marco Antônio Campanella, e ouvido de Filippelli que ele não tinha competência para emitir pareceres jurídicos.

Em nota, Filippelli afirmou ter feito reuniões no gabinete e na residência oficial porque o então governador Agnelo Queiroz (PT) o escolheu para coordenar as mudanças do transporte público. Ele negou ter dado qualquer orientação, pois “seria um equívoco tratar sobre parecer jurídico com autoridade não competente para esse assunto”. “O único órgão competente para emitir parecer nesse sentido, de acordo com a Lei Orgânica, é a Procuradoria-Geral do DF, porque a Secretaria de Transporte faz parte da administração direta e o DFTrans é uma autarquia”, afirmou. Entretanto, segundo o presidente da CPI brasiliense, Renato Andrade (PR), o parecer foi dado por Sacha Reck, acusado pelo Ministério Público de atuar como consultor da licitação enquanto advogava por empresas envolvidas no certame. Por meio da assessoria de comunicação, a Pioneira afirmou ter “participado de todas as etapas da licitação, apresentado todos os documentos e cumprido todas as exigências do edital”.

O relator da CPI, Raimundo Ribeiro (PSDB), apresentou requerimento para a convocação de Filippelli no fim da reunião de ontem. O documento deve ser votado na próxima quinta-feira, com o do advogado Sacha Reck. Para a mesma data, estão marcados os depoimentos de Campanella e dos ex-subsecretários de Transporte José Augusto Pinto e Luiz Fernando Messina.



Fonte: Guilherme Pera – Correio Braziliense – Foto: Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem