• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

    Rollemberg participa de sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade

                Evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), no Senado Federal

    O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve presente, na manhã desta segunda-feira (15), à sessão solene no Senado Federal em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2016, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
    O presidente do Senado, Renan Calheiros, abriu os trabalhos e mencionou o momento oportuno em que a CNBB elegeu o saneamento básico como foco. "Que esta sessão sirva para reforçar os propósitos de encontrar solução para as nossas deficiências e que possamos mostrar ao Aedes aegypti [mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e das febres chicungunya e amarela] que, no Brasil, não haverá mais água parada", afirmou o senador.

    Para o chefe do Executivo local, garantir água e esgoto para toda a população é um dos maiores desafios na construção de uma sociedade democrática e igualitária. "É inadmissível que em 2016 e em plena capital da República ainda tenhamos tanta desigualdade entre a população com acesso ao saneamento e a sem acesso a ele", destacou Rollemberg. Ele acrescentou que foram iniciadas obras de infraestrutura em áreas antes desassistidas, como Sol Nascente e Vicente Pires, e que outras regiões serão contempladas nos próximos anos, como os condomínios Porto Rico e o Pôr do Sol, em Santa Maria e em Ceilândia, respectivamente.
    Sobre a Campanha da Fraternidade, o governador de Brasília disse que a conscientização dos moradores e o envolvimento de todos (governo e sociedade) são fundamentais para o combate a doenças provocadas pela falta de saneamento. Além disso, ressaltou que a promoção da justiça social se dará não somente com a garantia de água limpa e de esgoto, mas de recuperação da saúde financeira do Distrito Federal e dos estados, que precisam de verba para obras de infraestrutura. A sessão solene ocorreu a pedido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE).
    Campanha da Fraternidade
    A edição deste ano, lançada em 10 de fevereiro, é a quarta organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Em 2016, o tema central é "Casa comum, nossa responsabilidade", com o lema: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca". O objetivo é assegurar o direito ao saneamento básico para todos e ajudar a construir políticas públicas.

    A campanha é promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil desde 1964. "Precisamos de iniciativas e de ações comunitárias e, neste ano, a participação do poder público é fundamental", afirmou o presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, no Senado.
    O evento também contou com a presença do representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil presbítero Daniel Amaral e do ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

    Fonte: Paula Oliveira, da Agência Brasília - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.