test banner

" Sequestro relâmpagos em Brasília, % em ocorrências "


                                                                 (Clique para aumentar)

                Quatro cidades concentraram 50% das ocorrências de sequestro relâmpago.

Das 31 regiões administrativas do Distrito Federal, quatro concentraram 50% dos sequestros relâmpagos registrados nos nove primeiros meses deste ano. Taguatinga aparece com 104 casos entre janeiro e setembro 47 a mais do que o mesmo período de 2011. No levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF, o ranking segue com Ceilândia, Brasília e Samambaia, que juntas acumulam outras 173 ocorrências. De janeiro a setembro do ano passado, as quatro cidades contabilizaram 46% do total de roubos com restrição à liberdade da vítima. 

Este ano, entretanto, houve queda do número de vítimas levadas de Brasília e aumento das outras três regiões, fazendo com que elas permanecessem como as mais críticas. O mapeamento das cidades com maior incidência de sequestros relâmpagos revela ainda que 18 regiões tiveram elevação nos índices, 10 apresentaram redução e três mantiveram os mesmos números de 2011. 

Em Samambaia, cidade com 200 mil habitantes, por exemplo, os roubos com restrição à liberdade da vítima saltaram de 23 para 47 em 2012. Recanto das Emas também teve crescimento expressivo, passando de 13 para 25 casos. Apenas a região do Torto não apresentou registro dessa modalidade de crime em 2012. O secretário de Segurança do DF,Sandro Avelar, defende que,após a implantação do Plano Ação Pela Vida, em maio, os índices de criminalidade têm apresentado redução.

Mesmo a cúpula da segurança destacando que a criminalidade tem reduzido, nos últimos meses,e a região do Plano Piloto apresentou uma queda no número de sequestros relâmpagos,76 casos, entre janeiro, setembro do ano passado, contra 57 no mesmo período deste ano ,em menos de dois
meses, três ocorrências de repercussão ocorreram na área central. Entre 22 de agosto e a última terça-feira, um diplomata italiano de 37 anos; a filha do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, Deborah Christine Crivella, 30; e o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, 50, foram rendidos e sequestrados por criminosos na Asa Sul. Em nove meses de 2012, o DF contabilizou 554 sequestros relâmpagos, uma média de dois a cada dia. O aumento é de 22% em relação ao mesmo período de 2011, com 454 ocorrências.

Kelly Almeida
Saulo Araújo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem